São Francisco- Demolição da ponte que liga Sossego a Guaxindiba. Prefeitura emite nota


A
ponte que liga as localidades de Sossego e Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana deve ser demolida, pelo menos essa foi a sentença proferida pela Juíza Vania Mara Nascimento Gonçalves, magistrada  de primeira instancia.  O processo teve início no ano 2000, por iniciativa do Ministério Público, e 20 anos depois saí a sentença. Na decisão, oito pessoas foram condenadas,, entre elas a  empresa que construiu a ponte, sendo a mesma condenada a demolir  a ponte  em até 120 dias, e reconstituir a área de mangue degradada.

Segundo a decisão, a ponte teria sido construída em uma área de preservação ambiental-Mangue-, além disso o projeto de construção não teria cumprido alguns requisitos de segurança o que comprometeria a estrutura da obra.  

 A sentença saiu no dia 22 de junho e no dia 24 a reportagem do BLOG DO CARLOS JORGE teve acesso ao documento e publicou a reportagem em primeira mão. Em contato a assessoria da prefeitura há época, fomos informados que o município não tinha conhecimento do teor da decisão, estava sabendo naquele momento pela nossa reportagem, e que iria buscar mais dados e depois retornaria com uma nota ao Blog.

No início da noite desta quinta-feira(1), a prefeitura nos encaminhou uma nota em que esclarece que assessoria jurídica está juntando documentos para impetrar um recurso com a finalidade de impedir a demolição da ponte, por entender a importância e utilidade da ponte para os moradores da região.

SEGUE A NOTA NA ÍNTEGRA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à decisão judicial a respeito da demolição da ponte que liga Ilha dos Mineiros à Praia de Sossego, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) esclarece que tomou conhecimento da sentença através da Imprensa e que até a presente data não foi oficialmente intimada. Esta ação tem 20 anos e o pedido de demolição partiu do Ministério Público, tendo a Prefeitura, a todo o momento, se posicionado contrária à medida. 

Cabe ressaltar ainda que a Prefeitura não recebeu nenhum tipo de condenação, e sim a empresa que construiu a ponte, condenada à demolição. Entretanto, o município entende que a ponte é muito importante para todos os moradores, em especial os de Sossego e Ilha dos Mineiros (Guaxindiba), e que não pode ser de nenhuma forma demolida, por isso, está preparando um recurso para tentar impedir de todas as formas legais o cumprimento da sentença.

É importante acrescentar que a decisão judicial é de primeira instância e que cabe recurso. 

A Prefeitura está realizando uma série de estudos e recolhendo documentos, a fim de amparar o recurso a ser impetrado, a fim de comprovar a importância da ponte para a população no acesso à Saúde, à Educação e à Moradia, além de impactar diretamente nas questões econômicas, e não deixará a ponte ser demolida sem lutar incansavelmente pela sua manutenção. Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana

Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN

Nenhum comentário