Adolescentes de 12 a 17 anos devem ser vacinados em setembro no ES


A vacinação dos adolescentes, entre 12 e 17 anos, deve começar em setembro no Espírito Santo e no restante do país, segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (16).

“Devemos iniciar pelos adolescentes com comorbidades, seguindo para os sem comorbidades. O Ministério da Saúde já dimensionou as doses necessárias para esse grupo e há a garantia de que esse montante será atendido em setembro, considerando que não é um grupo tão grande no país”.ACESSE O NOSSO INSTAGRAM

Segundo ele, no entanto, não há previsão para a aplicação de imunizantes em crianças entre três e 12 anos. “Não temos imunizantes aptos para aplicação em menores de 12 anos. Temos uma solicitação para aplicação da Coronavac entre crianças de três a 12 anos, mas ainda não há uma definição a respeito disso”, informou.

Reforço da terceira dose

A vacina da Pfizer é estudada como dose de reforço no Brasil, e a equipe da saúde do Estado é a favor dessa dose extra, segundo Nésio. Ela seria aplicada primeiro naqueles que tomaram a Coronavac, no início da campanha, e depois iria se estender àqueles que tomaram fármacos da AstraZeneca e Pfizer.

“Estamos estudando essa terceira dose na população idosa e com comorbidades, a princípio. O assunto está sendo debatido e o tema deve avançar para uma definição concreta. Entendemos que as vacinas necessitarão de reforços, considerando que o sistema imune amplifica a defesa com o reforço”.

Fonte: Aqui Notícias

Nenhum comentário