Menino de 2 anos morre após tomar quatro vacinas no mesmo dia em Campos
A morte do menino Mickael de Jesus de Oliveira, de 2 anos, após tomar quatro vacinas em um dia, na terça-feira (16), em Campos tem causado revolta na família. Os pais dele disseram que a criança tinha quadro de síndrome de Down e cardiopatia. Siga nosso Instagram com conteúdos exclusivos
A secretaria municipal de Saúde informou que não há contraindicação para a atualização da caderneta de vacinação ou correlação com o diagnóstico de cardiopatia, mas que vai apurar as circunstâncias da morte.
De acordo com a família de Mickael, a vacinação dele estava atrasada porque, como o menino era do grupo de risco, resolveram aguardar a diminuição do nível de contaminação na cidade para levá-lo à antiga Apic. De lá, eles foram encaminhados à Cidade Criança, onde o garoto recebeu as seguintes vacinas: Pentavalente, VIP, VOP e Tríplice Viral.
Menos de uma hora depois de ser imunizada, a criança começou a passar mal e teve o quadro de convulsão, segundo os familiares. Foi então que o Corpo de Bombeiros foi acionado e Mickael levado ao Hospital Ferreira Machado (HFM), onde ficou internado até a manhã de quarta-feira (17), quando não resistiu e morreu.
A família mora em Vila Manhães e contesta a vacinação em massa da criança. Eles disseram que vão procurar a polícia e a Justiça contra a profissional que aplicou os imunizantes.
O velório do pequeno Mikael aconteceu em Baixa Grande e o sepultamento, na manhã desta quinta (18), foi realizado no cemitério de Santo Amaro, na Baixada Campista.
Em nota, a secretaria de Saúde reafirmou que a aplicação das quatro doses é admitida pelo Ministério da Saúde. “Não há contraindicação para a atualização da caderneta de vacina, ou correlação com o quadro pré-existente de cardiopatia, para a administração de duas ou mais vacinas, sendo prática admitida no mesmo dia conforme orientação do Ministério da Saúde. A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde está acompanhando o caso e apurando a fatalidade, seguindo todos os parâmetros técnicos e científicos recomendados”.
R eceba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Clique no link e fale com a gente : https://bit.ly/39isIFN
Nenhum comentário
Postar um comentário