Saúde realiza ciclo de palestras sobre prevenção e tratamento da diabetes


O Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, da secretaria municipal de Saúde de Campos, vai promover um ciclo de palestras, entre os dias 22 e 26 de novembro, para falar de forma detalhada sobre a diabetes, com ênfase na prevenção e complicações da patologia. O evento tem por objetivo comemorar o mês do diabético, cujo Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro.Siga nosso Instagram com conteúdos exclusivos 

Nesta segunda-feira (22) e na quarta (24), a partir das 8h, a palestrante será a nutricionista do programa Yamara Teixeira Martins. ”Vou alertar sobre produtos industrializados que contêm açúcar embutido, mas muitas pessoas não sabem. Uma alimentação à base de frutas, legumes e verduras ajuda a controlar a diabetes e a cicatrizar lesões”, explicou Yamara. Durante a semana, a equipe de enfermagem também vai falar sobre diagnóstico e tratamento da doença.

A enfermeira do programa, Marilzete Teles de Almeida, disse que as palestras serão voltadas para os pacientes cadastrados, que hoje gira em torno de 3 mil pessoas. A média diária de atendimento é de 90 pessoas. Ela disse que o serviço de triagem, feito pela equipe de enfermagem, é essencial para o bom funcionamento do programa.

“Todo dia chegam novos pacientes aqui. Os enfermeiros analisam caso a caso e, dependendo da necessidade da pessoa, ela já sai com a consulta médica agendada”, disse ela, ressaltando que o programa tem parceria com um hospital do município para atender aos casos que necessitam de internação ou cirurgia. “É o que chamamos de serviço de referência terciária em saúde”, explicou.

Apesar da maioria dos pacientes atendidos na unidade serem portadores de diabetes, qualquer pessoa que chegar ao local com lesão de pele, como uma ferida, por exemplo, será atendida, segundo Marilzete. O Centro funciona na Rua Salvador Corrêa, nº 146, no Centro, das 7h às 18h.

Há 5 anos, a aposentada Creuza Maria Alves, 74 anos, é paciente do Centro. Com uma lesão no pé, devido a complicações pela diabetes, a aposentada vai diariamente à unidade para fazer curativo. “Eles aqui gostam tanto de mim, quanto eu deles. São muito atenciosos”, disse.

Além de nutricionista e equipe de enfermagem, o programa conta com três cirurgiões cardiovasculares, cardiologista, assistente social e endocrinologista.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

FacebookTwitterMais...
R eceba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Clique no link e fale com a gente : https://bit.ly/39isIFN


Nenhum comentário