Conheça dicas de segurança para revisão de carros nas viagens de fim de ano


Viajar de carro durante feriados prolongados exige mais atenção dos motoristas quanto à manutenção do veículo. Para aproveitar melhor o Réveillon, muitas pessoas procuraram as oficinas mecânicas de Campos dos Goytacazes. Nesta quinta-feira (30), véspera de Ano Novo, alguns estabelecimentos estavam com uma extensa fila de espera. Com 30 anos de experiência no ramo, o comerciante Renato Dias diz que a procura por revisão de automóveis em pré-feriadões é sempre grande.

“Temos muitos carros agendados para esta quinta-feira (30). Na sexta-feira (31), também vamos atender ao público, mas com o tempo reduzido. Infelizmente, não se deve deixar para revisar o veículo na última hora. Fazer a manutenção preventiva é sempre necessário, como verificação de óleo, lubrificantes, filtros de ar, combustível e ar-condicionado. É muito importante atentar para o fluido de arrefecimento, pois nos dias quentes de verão problemas aparecem com maior freqüência”, explica.

O profissional Renato Dias recomenda ainda que se faça revisão do automóvel a cada 10 mil quilômetros rodados. O valor da revisão varia de modelo. Custa em média de R$250 a R$550. Entretanto, há revisões que podem custar mais caro, sobretudo os modelos utilitários importados da Alemanha.

O bancário Gilmar Luz levou seu automóvel para ser revisado antes de viajar para Rio das Ostras, onde pretende passar as festas de fim de ano. “Coincidiu de o carro estar sem revisão após 10 mil quimômetros rodados. Aproveitei que vou viajar e ficar tranquilo com o carro conferido pelos mecânicos”, cita.

Com 15 anos de profissão, o mecânico William Laguna diz que está acostumado ao volume de trabalho nesta época do ano. “São realizadas de 20 a 30 revisões de carros por dia. A gente se dedica para atender bem os clientes”, comenta.



O digitador Wilson Montanha decidiu viajar com a esposa nesta quinta-feira (30) para Rio das Ostras. Eles pretendem passar o Réveillon na cidade do Rio de Janeiro.  “Ficaremos dez dias em viagem. Sempre faço a revisão e a

manutenção do carro. Neste período também é importante para evitar algum transtorno na estrada”, diz.  

Orientações básicas

A manutenção periódica evita problemas mecânicos e elétricos. Isto faz com que o tempo de vida útil do veículo seja prorrogado. Os mecânicos especializados orientam os proprietários de automóveis para que fiquem atentos a uma lista de observações e exigências quando fizerem a revisão:

– Conferir o óleo do motor;

– Verificar as correias do motor a cada seis meses; se a correia dentada se arrebentar pode estragar mais peças do motor;

– Conferir as velas de ignição;

– Verificação dos freios, além dos fluidos de freios;

– Observar o estado dos pneus, além da conservação dos aros ou rodas;

– Alinhamento da direção e o balanceamento das rodas são providências essenciais;

– Conferir o radiador antes de sair de casa; se estiver com nível baixo, recomenda-se acrescentar água no tanque do radiador.

– Observar todo o sistema elétrico e luzes do veículo; dirigir com lâmpadas queimadas é proibido por lei e gera multa;

– Manter os  itens de segurança acessíveis em caso de emergência; macaco, chave de roda e triângulo de sinalização não podem faltar.

Fonte: Jornal Terceira Via

Nenhum comentário