Usina Nova Canabrava responde acusações de calote nas redes sociais

Críticas e denúncias foram feitas a Usina Nova Canabrava ao longo da última semana. Dentre as principais acusações registradas e divulgadas por fornecedores nas redes sociais, estão a falta de pagamento no final do ano – deixando alguns sem recursos para pagar 13º de funcionários, cortadores, operadores. A nova gestão da Usina rebateu, alegando que: “Não são débitos da Nova Canabrava; São débitos decorrentes da relação do agenciador com o seu fornecedor”. ACESSE O NOSSO INSTAGRAM
No vídeo denúncia, veiculado principalmente no Facebook e nos aplicativos de mensagem dos fornecedores da Usina, um produtor – que não foi identificado – comenta, enquanto filma a entrada e o pouco movimento dentro das cancelas: “Usina que não paga ninguém, deixou todo mundo sem dinheiro. Uma vergonha, todas as usinas de Campos pagaram, menos Canabrava. Estou com um dinheirão aqui na Usina e não recebo”.
– Isso acontece todo ano. Eles não pagam o pessoal no final do ano para que os fornecedores fiquem presos na Usina. Então os fornecedores se revoltaram e gravaram esse vídeo. Todo ano os trabalhadores ficam sem receber 13º ou a rescisão – pontuou Tito Inojosa, presidente da Associação dos Plantadores de Cana (Asflucan), diante das denúncias.
Acontece que a Nova Canabrava respondeu a todos em nota (que pode ser lida aqui, na íntegra):
“O grupo Nova Canabrava informa que encerrou a safra de 2021/2022 com suas obrigações em dia.
Foram quitados R$ 9.000.000,00 em acordos trabalhistas, assim como seus fornecedores estão com seus recebimentos em dia.
Ocorre que nos últimos dias, tomamos conhecimento de mensagens de áudio e vídeo, difamando a postura que mantemos com honra, desde maio de 2018, quando essa nova gestão assumiu.
A meta estabelecida para a safra da Nova Canabrava atendeu todas as expectativas e planejamento da empresa, resultado do comprometimento dos colaboradores e da relação sólida com seus fornecedores.
Esta relação de confiança mútua, transparente e honra com seus colaboradores e fornecedores
Com isso, a Nova Canabrava refuta uma recente acusação de suposta “responsabilidade sobre débitos de um agenciador de matéria prima com seus respectivos fornecedores”.
Não são débitos da Nova Canabrava.
São débitos decorrentes da relação do agenciador com o seu fornecedor.
No que se refere ao envolvimento da Nova Canabrava, são informações falsas e fomentadas por interesses escusos de personagens de uma
Associação que se diz apoiar fornecedores, mas buscaram medidas judiciais pedindo a falência desta empresa.
Medidas vencidas por nós em 1° e 2° instâncias da justiça Fluminense.
A Nova Canabrava está buscando auxiliar os fornecedores lesados por tal agenciador para solucionarmos tal fato.
Nos colocamos à disposição de todos os fornecedores para apresentação de todos as planilhas e comprovantes de Ted’s efetuados ao agenciador em questão, para que não reste nenhuma dúvida da idoneidade e lisura da conduta desta gestão.”

Nenhum comentário