Primeira criança é vacinada em Campos


Teve início na manhã desta terça-feira (18) a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades em Campos. Rafael Lucca, de 11 anos, que tem bronquite e asma, foi a primeira criança a receber a vacina. O prefeito Wladimir Garotinho, o vice Frederico Paes, o secretário de Saúde Paulo Hirano, o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde Charbell Kury, entre outras autoridades estiveram na cerimônia realizada na Cidade da Criança.

Para vacinação estão sendo distribuídas senhas diretamente nos 10 postos de imunização e também é possível por meio de agendamento online (AQUI). Para o agendamento, estão liberadas 300 vagas, sendo 30 aplicações diárias em cada unidade. 

Na primeira semana, o cronograma contempla somente crianças que apresentam comorbidades. A aplicação ocorrerá das 8h30 às 13h. Conforme o cronograma, nesta terça-feira (18) serão crianças com 11 e 10 anos; na quarta-feira (19) as de 9 e 8 anos; quinta-feira (20) as de 7 e 6 anos; e na sexta-feira (21) as de 5 anos e repescagem para quem perdeu a data.

Para a vacinação é necessário a caderneta de vacinação, RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Pais ou responsáveis terão que comprovar a comorbidade da criança através de laudo médico, receita, carteirinha de algum programa, como o Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON). Crianças que já recebem atendimento no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) não precisam do documento comprobatório, apenas os documentos pessoais.

As comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde são cardiopatia; pneumopatia; imunocomprometidos; renal crônico; doença neurológica crônica; doença hepática crônica; doença hematológica crônica; obesidade; diabetes mellitus; asma; e síndrome down.


As vacinas serão aplicadas em salas exclusivas no CRIE, Centro Saúde Guarus, UBSF de Custodópolis, Felix Miranda, Santo Amaro, São Sebastião, Parque Imperial, Parque Rodoviário e Lagoa de Cima e na UPH de Morro do Coco. Na na UBSF de Custodópolis, excepcionalmente na quarta-feira, não terá vacinação. No entanto, nos demais postos segue normalmente.


Após as crianças com comorbidades, as próximas serão as quilombolas, que o agendamento será específico e feito pelo Programa de Atendimento aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ). A vacinação acontecerá na própria comunidade.


O cronograma das crianças sem comorbidades acontecerá também em ordem decrescente de idade e de acordo com o quantitativo de vacina que o município receber. O Ministério da Saúde prevê duas doses da vacina pediátrica Pfizer, com intervalo de oito semanas entre cada uma delas, para crianças de 5 a 11 anos.

Fonte: Campos 24 horas 


Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN

Nenhum comentário