Rio Paraíba deve chegar a 11 metros ainda nesta quarta, diz Defesa Civil
O rio Paraíba do Sul, em Campos, deve chegar a 11 metros ainda nesta quarta-feira (12). A informação foi passada pelo coordenador de Defesa Civil de Campos, coronel Alcemir Pascoutto, em entrevista coletiva concedida nesta manhã, na sede da Prefeitura. Conforme medição feita pelo órgão às 8h15, o nível do Paraíba estava em 10,89m. Por conta cheia, o número de famílias afetadas também aumentou. Até o momento são 50 famílias desalojadas e oito desabrigadas.
A cheia do Paraíba também tem provocado o alagamento em várias ruas do município. Na avenida Francisco Lamego, ao longo da orla de Guarus, vários pontos estão com água que tem minado de bueiros. Próximo à subida da ponte Saturnino de Brito, também em Guarus, a água já cobriu todo asfalto na Francisco Lamego. Já na esquina da rua Araújo Silva com avenida Francisco Lamego, um monte de terra chegou a ser colocado, com o auxílio de uma retroescavadeira, para evitar que a água entre na rua.
Pontos de alagamento também foram registrados no Parque Prazeres, Pecuária, comunidade Portelinha, Matadouro, entre outros. Na área central, a água já começou a verter na avenida XV de Novembro, próximo ao Palace Hotel.
Para dar assistência às famílias afetadas, a Prefeitura de Campos montou um abrigo no Colégio 29 de Maio e, segundo o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, um novo abrigo deve ser instalado em Guarus. Ele ressaltou que o número de famílias atingidas pela cheia deve crescer. Até a noite dessa terça, Campos contabilizava 17 famílias desalojadas e sete desabrigadas. Algumas foram para casas de parentes e outras encaminhadas para o Colégio 29 de Maio, na Pecuária.
Na noite dessa terça, o prefeito Wladimir Garotinho se reuniu com o Gabinete de Gerenciamento de Crise para adoção de medidas, visando a avaliação e o enfrentamento do desastre de inundação no âmbito do município.
Diante do cenário, o prefeito estabeleceu que agentes da Defesa Civil, junto com diretores regionais e agentes de Desenvolvimento Local da secretaria de Governo, irão monitorar 24 horas, em esquema de prontidão, os pontos mais críticos do município, passando informações em tempo real para que o Gabinete aponte as medidas a serem adotadas de forma emergencial em cada uma das situações.
Fonte: Folha 1
ACESSE NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/noticiasdesaofrancisco/
Nenhum comentário
Postar um comentário