Chuva em afluentes do Paraíba ameaça diques em Campos


As fortes chuvas que vêm atingindo, nos últimos dias, Campos e os afluentes do Rio Paraíba do Sul, como o Pomba e o Muriáe, no Noroeste Fluminense, preocupam as autoridades do Município. O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, informou que o órgão está em estado de alerta e monitora os diques da região, já que a previsão é de que o acumulado de água que chegará à cidade nos próximos dias deve fazer o Paraíba ter uma elevação maior do que a registrada em janeiro, quando o rio ultrapassou sua cota de transbordo e chegou a alcançar os 10,98m.

“A previsão inicial era de que chovesse de terça a sexta-feira, mas deve haver chuva até sábado. Isso se soma ao ao acúmulo de água que vem dos afluentes, o que faz com que a elevação do Rio Paraíba possa ser maior do que a que tivemos no início do ano. O que nos causa preocupação, já que as bacias de acumulação de água estão saturadas”, afirma Pascoutto.

Até a publicação desta reportagem, o Rio Paraíba marcava 8,60m, de acordo com a medição mais recente divulgada pela Defesa Civil.

De acordo com o secretário, o grande volume de água ameaça os diques da região, que foram degradados pela cheia do Paraíba do Sul em Janeiro. Pascoutto afirma, ainda, que o órgão dirige “atenção especial” à localidade de Três Vendas. O Município estuda medidas de proteção aos moradores e espera que as águas do Rio Muriaé atinjam a BR-356.

“São quatro mil pessoas correndo riscos na localidade de Três Vendas. Teremos uma reunião para traçar um planejamento e ajudar essas famílias, que, nesse momento, correm sérios riscos com a possibilidade do Rio Muriaé afetar a BR-356”, conclui.


ACESSE AQUI TODAS AS NOSSAS PLATAFORMAS

https://carlosjorge.smallbio.com.br/

Nenhum comentário