Dinheiro ‘esquecido’ nos bancos começa a ser devolvido em março e terá repescagem
O novo site do Banco Central (BC) para consulta a dinheiro “esquecido” nos bancos entrou no ar na noite de domingo e prevê que o resgate dos recursos só estará disponível a partir de março. Para evitar sobrecarga de acessos ao site, o BC vai agendar consultas e resgates.
O agendamento será de acordo com a data de nascimento da pessoa ou da empresa. Mesmo que a pessoa se esqueça de entrar no site do BC na data agendada, haverá repescagem ainda em março. E se, mesmo assim, a pessoa perder a repescagem, o dinheiro continua disponível para consultas futuras.
Estima-se que há cerca de R$ 8 bilhões em instituições financeiras que ainda não foram resgatados por clientes. A cifra inclui saldos residuais em contas-correntes, por exemplo, ou cobranças indevidas.
O agendamento foi uma forma encontrada pelo BC para evitar que o site saia do ar, como ocorreu em janeiro, quando o sistema de consulta foi lançado. Até agora, R$ 900 mil já foram resgatados. O dinheiro é transferido por Pix.
Qual o calendário de agendamento para resgate do dinheiro?
São três possibilidades:
Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano, terá uma janela de 7/3 a 11/3 para consultar e solicitar o resgate dos recursos. A data de repescagem é 12/3;
Quem nasceu entre 1968 e 1983 ou abriu empresa neste período, terá uma janela de 14/3 a 18/3. A data de respescagem é 19/3;
Quem nasceu após 1983 ou abriu empresa após esse ano, terá uma janela de 21/3 a 25/3. A data de respecagem é 26/3;
E se eu perder o agendamento ou a repescagem?
Se você perdeu a data do agendamento, basta entrar novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar novo acesso. O sistema vai informar nova data para o retorno.
Haverá ainda uma data para repescagem de acordo com a data do nascimento, como acontece com a vacinaçao contra a Covid.
Se você também perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.
Se eu não resgatar no prazo, perco o dinheiro?
Não. Mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, não se preocupe, pois isso não afeta seu direito sobre os recursos a devolver.
Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite o resgate.
Fonte: Tribuna NF
Nenhum comentário
Postar um comentário