Paraíba baixa para 9,25 metros em Campos e rios no Noroeste também recuam
Após atingir o pico de 9,51 metros nessa quinta-feira (17), o rio Paraíba do Sul, em Campos, baixou para 9,25 metros na manhã desta sexta-feira (18). A última medição foi feita às 10h15. Desde a última quarta (16), que a cota mantém uma estabilidade. A tendência é continuar estável, apesar de existir uma previsão de pancada de chuvas isoladas com intensidades moderadas a fortes até este sábado (19). No Noroeste Fluminense, os principais rios continuam recuando.
Há previsão de chuva moderada na Zona da Mata de Minas Gerais e nas regiões Norte e Noroeste Fluminense para os próximos três dias. Diante do volume de água esperado, a oscilação do nível do Paraíba em Campos deve se manter estável.
No Noroeste, a situação também começou a se normalizar. Até essa quinta-feira, o rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua, continuava fora da calha. Mas nesta sexta, de acordo com dados do sistema hidrowed da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do rio baixou 2,76 metros e saiu de sua cota de transbordo, que é de 3,1m.
Na cidade vizinha de Aperibé, a água do rio Pomba estava em 3,11m às 9h45 desta sexta, 49 centímetros abaixo do nível de transbordo.
O rio Muriaé também tem apresentado redução gradual do nível e a água já voltou para dentro da calha em todas as cidades da região. Em Itaperuna, a medição apontava 3,67m às 10h15. No município, a cota de transbordo é de 4m.
Já em Bom Jesus do Itabapoana, a preocupação continua com o rio Itabapoana. Segundo o Inea, o nível era de 2,87m nesta manhã. A Prefeitura ressaltou que o nível do rio se mantém próximo da cota de transbordo, que é de 3,10m. "A Defesa Civil Municipal pede à população que permaneça em estado de atenção, pois há previsão de chuva moderada a forte para a nossa região hoje e no fim de semana. Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros: 193, ou para a Defesa Civil Municipal: (22) 3831-1403", informou a Prefeitura.
Alerta de chuva
O setor de Monitoramento da Secretaria de Defesa Civil de Campos identificou que, com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), há possibilidade de pancadas de chuva isoladas em Campos, que podem ser de moderadas a fortes, entre a tarde desta quinta-feira (17) e o próximo sábado (19). Diante da possibilidade de haver acumulados pluviométricos significativos, o órgão emitiu um alerta.
Ao longo de todo este período, o setor realizará o monitoramento meteorológico e também o hídrico. Qualquer mudança de cenário será comunicada pela Defesa Civil. Quem desejar receber os alertas através de SMS, pode se cadastrar gratuitamente enviando um SMS para o número 40199, informando apenas o número do CEP de sua residência no teor da mensagem.
ACESSE AQUI TODAS AS NOSSAS PLATAFORMAS
https://carlosjorge.smallbio.com.br/
Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN
Nenhum comentário
Postar um comentário