Pantanal: Jove e José Leôncio finalmente se encontram


Em “Pantanal”, na primeira cena em que Jove (Jesuita Barbosa) aparece na idade adulta, ele faz um salto de um helicóptero usando wingsuit, uma roupa que permite voar quilômetros antes que o praticante precise abrir o paraquedas. Qualquer um logo pensaria que ele se tornou um rapaz muito corajoso, certo? Não é o que vai pensar seu pai José Leôncio (Marcos Palmeira), quando vir o filho com medo de andar a cavalo e se recusando a entrar em uma briga nos próximos capítulos da trama. O peão, que mal sabe o que é a modalidade de esporte radical criada nos anos 90 e praticada por Jove, passa a se ver em um conflito geracional e cultural com seu herdeiro.

— Acho que a importância de trabalhar um conflito geracional é poder se comunicar com uma geração mais nova, uma geração mais velha, e conseguir correlacionar elas duas. Fazer as pessoas dessas gerações se entenderem também. Quando a gente mostra a questão, o problema, a dúvida, conseguimos resolver. Eu acho que essa novela tem essa possibilidade de demonstrar relações familiares e amores, relações amorosas também — resume Jesuita, um dos novos destaques da segunda fase do folhetim.

Curiosamente, logo que foi convidado para participar da novela pelo diretor Rogério Gomes, o Papinha, Jesuita percebeu, em sua própria família, um recorte geracional relacionado à versão original da novela, exibida pela extinta Manchete, em 1990, quando ele nem era nascido.

— Eu tenho muitos primos e a maioria assistiu à antiga versão. Eles ficaram animadíssimos ao saber que eu participaria da nova. Mas minha mãe disse que não assistiu àquela versão porque achava pesado, tinha nudez demais (risos). Ou seja, já tinha toda uma polêmica em cima da história. Era algo forte. Eu percebia isso dentre as pessoas da minha família que assistiam. Isso só me impulsionou — enfatiza o ator.

A viagem ao pantanal

Nos próximos episódios, Jove não só vai descobrir que o pai está vivo como vai escrever para ele, contando que quer conhecê-lo e viajar até o Pantanal. Nesse encontro, um logo perceberá que o outro não é exatamente como tinha sido idealizado por tantos anos.

Fica uma sugestão no ar de que o medo de cavalo do rapaz pode ter origem justamente no galope forçado que o pai fez com ele, quando nasceu. Outra coisa que deixa Zé Leôncio inconformado será descobrir que o filho é vegetariano e, portanto, ele não come a carne dos bois que ele cria e que dão sustento à sua família. O pai havia preparado uma festança com churrasco para a chegada do menino.

Naturalmente, o rapaz vai se identificar logo com Guta (Julia Dalavia), moça da sua idade que acaba de voltar de São Paulo e também está conhecendo o Pantanal. Os dois vão dançar juntos na festa e provocarão a indignação de Alcides (Juliano Cazarré) que, na verdade, é um ciúme disfarçados, pois ele já tinha interesse nela. O funcionário de Tenório (Murilo Benício) quer logo resolver a questão à moda local e chama Jove para a briga. Mas o rapaz explica que não resolve seus problemas assim, o que decepciona de novo seu pai.

Com tantas diferenças expostas entre o campo e a cidade, para o elenco também foi importante gravar no no interior do Brasil, como destaca o ator.

— Trabalhamos com uma coisa subjetiva, de sair na rua e perceber coisas, inserir sensações que serão carregadas para essa história. Mas acho que, principalmente quando estávamos no pantanal, depois que chegamos e começamos a nos encontrar, com o elenco e o grupo todo vivendo esse lugar, o silêncio e a atmosfera deram para a gente um gás e nos fizeram entender o que era tudo aquilo — resume Jesuita.

Fonte: Extra

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