Saiba quais são os malefícios causados por hábitos no home office


Com a pandemia de Covid-19, surgiu a necessidade do isolamento social e o home office tornou-se a melhor saída para muitas pessoas. No entanto, trabalhar em casa, olhando diretamente para diversas telas durante horas por dia, pode acarretar em problemas no funcionamento do organismo. Segundo estudo da farmacêutica britânica LloydsPharmacy, publicado em 2021, insônia, excesso de peso e a má postura são alguns exemplos de maus hábitos adquiridos durante o período de isolamento.

Abaixo, verifique mais alguns dos danos que o home office e os hábitos adquiridos na pandemia podem causar.

Queda de cabelo

O estresse e a ansiedade perante as incertezas provenientes do estado do mundo fizeram com que queixas de queda de cabelo aumentassem nos consultórios de dermatologistas. A tricologista Viviane Coutinho explica que: “Quando estamos estressados, o corpo libera substâncias inflamatórias e hormônios, que afetam os folículos pilosos e convertem os fios da fase de crescimento para fase de queda de forma acentuada”.

Algumas das medidas preventivas que ajudam a evitar a perda dos fios são, por exemplo, uma alimentação balanceada e tratamentos redobrados no couro cabeludo.

Má postura e dor nas costas

Com o propósito de equilibrar a produtividade e a saúde, o hábito de trabalhar em frente à tela do computador tem que ser feito de forma cautelosa para que haja a prevenção do surgimento de dores, em especial, as que são causadas por simplesmente ficar sentado por muito tempo. Permanecer horas numa mesma posição errática (sem levantar-se e caminhar por mínimos minutos) pode ocasionar desconforto e lesões corporais.

Falta de concentração

A falta de concentração no home office é bastante comum porque a mente já é, naturalmente, predisposta para se distrair, em especial quando o ambiente de trabalho é modificado e fica mais confortável. Dessa forma, a psicanalista especializada em Educação Sistêmica, em São Paulo, Juliana Machado informa que: “O ser humano não é acostumado a estabelecer a concentração e receber os benefícios que esse ato pode proporcionar durante a execução de todas as tarefas do dia a dia - uma façanha necessária para a boa saúde mental e física”.

Fonte: R7


Receba em seu ZAP como principais notícias do blog do Carlos Jorge. Clique no link e fale com a gente: 
https://bit.ly/39isIFN

 

Nenhum comentário