DOR DE CABEÇA E DOR DE BARRIGA: O QUE PODE ESTAR POR TRÁS DOS DOIS SINTOMAS QUE MAIS LEVAM O ADOLESCENTE AO MÉDICO?


As queixas de sintomas que mais frequentemente levam o adolescente ao médico são dor de cabeça e dor de barriga, aponta o hebiatra Felipe Fortes, do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente, da Uerj.


— Vários estudos já verificaram, isso é mundial. E a medicina vem num processo de complicar as coisas. Já peguei adolescente no meu consultório com dor de cabeça absurda, que já fez exame de sangue, raio X da cabeça, tomografia, ressonância, angiorressonância cerebral, eletroencefalograma, já foi a oftalmologista, neurologista, um monte de médico, e a dor de cabeça não passa — conta.

Na maioria dos casos, conclui Fortes, os sintomas surgem porque o adolescente come mal.

— Dores de cabeça e de barriga, pela minha experiência, estão muito vinculadas a questões alimentares, erro da dieta: alimentação de qualidade ruim e longos períodos em jejum. O adolescente pula refeições. Fica a noite inteira sem comer e de manhã não toma café da manhã. Aí fica enjoado. Na escola (antes da pandemia), come uma coxinha com refrigerante, chega em casa, vai jogar videogame e almoça pelas duas da tarde. E ele está num momento em que precisa muito se alimentar bem, porque está crescendo, está precisando fazer osso, músculo.

Mas é claro que a causa das dores pode não ser essa:

— O médico hebiatra não é psicólogo, mas precisa ter uma visão sensível para identificar se aquela dor de cabeça é alimentar ou uma depressão, uma ansiedade mais grave, um problema familiar importante, uma violência doméstica. Tudo isso pode estar numa dor de cabeça.

Aí entra o trabalho em multiequipe.

— É importante ter essa sensibilidade para encaminhar para o colega psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista. O hebiatra tem uma visão completa do jovem, mas sabe que não vai resolver todas as questões sozinho — diz o médico, que aconselha consultas de saúde regulares (pelo menos anual) durante a adolescência para acompanhar o desenvolvimento do indivíduo e até prevenir esses sintomas.

Fonte: Extra


Receba em seu ZAP como principais notícias do blog do Carlos Jorge. Clique no link e fale com a gente:    https://bit.ly/39isIFN

 

Nenhum comentário