Vídeo- Operação com demolição de cinco construções em área de preservação em Gargaú


Um trabalho conjunto de agentes da Unidade de Policiamento Ambiental-UPAM, Instituto Estadual do Ambiente - INEA e Secretaria municipal de Meio Ambiente, na tarde desta segunda (9), resultou na demolição de cinco construções não consolidadas em Área de Preservação Permanente (APP) na localidade de Gargaú, litoral de São Francisco de Itabapoana. Siga-nos no Instagram

A ação foi resultado de uma determinação do Ministério Público Federal para que fossem cumpridas tais medidas de forma imediata. Na ação, foram demolidas cinco construções, nenhuma delas estava com morador, e outras três foram notificadas, dando um prazo de até 15 dias para que sejam removidos os materiais contidos nessas construções, inclusive uma delas está cercada e no local estava sendo criados alguns animais. No prazo máximo de 15 dias, outra operação deve acontecer para a demolição das unidades notificadas.

Siga-nos no Telegram

A informação foi repassada ao Blog do Carlos Jorge pela Secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Sofiat. Segundo ela, em 2019, o Ministério Público Federal junto com os organismos de fiscalização, realizou um amplo levantamento de construções irregulares em área de APP que estão habitadas, estando todo esse inquérito sendo analisado pela justiça federal para que seja proferida sentença. Quanto as construções não consolidadas e desabitadas, estas estão sendo identificadas e demolidas imediatamente.

A última sentença proferida pela justiça federal quanto a ocupação de área de APP no município, foi no ano passado, quando foi determinado a demolição de todos os quiosques que ainda estavam erguidos na orla das praias de Gargaú e Guaxindiba.

Nenhum comentário