Onça-parda é vista na região de Itereré e encanta pela beleza
Ocupantes de um carro que passavam por uma estrada na região de Itereré, entre Campos e São Fidélis, foram surpreendidos por uma onça-parda atravessando a pista em alta velocidade e seguindo para a mata. Eles gravaram um vídeo. “Olha ali que coisa linda”, disse o homem que fez o flagrante. (Assista ao vídeo no final da reportagem).
Ao analisar o vídeo, o biólogo e agente de defesa ambiental Bruno Lemos, confirmou que o animal é uma onça-parda (Puma Concolor). “É um animal com ampla distribuição pelo território brasileiro e já esteve mais difundido; hoje em dia está ameaçada devido a destruição de seu habitat para pastagem e expansão imobiliária”, informou o biólogo.
Ainda segundo Lemos, a onça-parda se adapta bem a locais com distúrbios, sendo relativamente comum seu avistamento em canaviais e pastagens.
A onça tem hábitos noturnos e não apresenta perigo, a menos que se sinta ameaçada. O biólogo orienta que o homem evite contato com ela sempre que possível. “Esses encontros estão se tornando cada vez mais comuns justamente devido a destruição de seu habitat, que força esses animais a transitarem entre fragmentos de mata em busca de abrigo e alimento”, finalizou
Fonte: Terceira Via
Nenhum comentário
Postar um comentário