Varíola dos macacos: ES está em alerta para a doença
O Espírito Santo está em alerta para a varíola dos macacos. Até a tarde desta sexta-feira (15), a secretaria de Estado da Saúde (Sesa) identificou cinco casos suspeitos da doença. Três deles foram descartados e dois confirmados.
Os pacientes que contraíram o vírus já encerraram o período de isolamento. Ambos são moradores da Grande Vitória e têm entre 30 e 49 anos. Eles informaram que estiveram em São Paulo recentemente.
Segundo a Sesa, atualmente, não há um novo caso em investigação para contaminação pela Monkeypox no Estado. A pasta informou ainda que uma notificação, feita na noite desta quinta-feira (14) não se enquadrava nos critérios de caso suspeito para Monkeypox e por esse motivo, foi descartada na tarde de hoje.
A pasta orienta que a população busque ajuda médica diante de qualquer sintoma suspeito da doença. O Gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso Amaral, informou que o Estado está em alerta.
Vale ressaltar que a prevenção ainda é melhor método para evitar a varíola dos macacos. Mantenha o distanciamento de pacientes contaminados e evite contato com objetos usados por eles. Fazer a higiene correta das mãos com álcool gel ou água e sabão também é fundamental para diminuir as chances de contato com o vírus.
Conheça os sintomas da varíola dos macacos
Os sintomas da doença costumam aparecer entre de 5 e 21 dias após o contato com o vírus. Os principais são:
- Dor nas costas;
- Dor no corpo;
- Cansaço excessivo;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Feridas e bolhas na pele.
Fonte: Folha Vitória
Receba em seu ZAP as principais
notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN
Nos siga também no instagram
Carlos Jorge show: https://bit.ly/3HOEXLa
Nenhum comentário
Postar um comentário