Veja cinco práticas para lidar com eletrônicos de forma mais sustentável


Empresas e consumidores têm papéis fundamentais no cuidado com o planeta. Dessa forma, algumas iniciativas de consumo consciente contribuem para a preservação ambiental. Aparelhos que gastam mais energia, como
ar-condicionado, não precisam ficar ligados o tempo todo. Já aquele fone de ouvido que só funciona de um lado deve ter descarte adequado. Confira cinco práticas sustentáveis a respeito de eletrônicos para reduzir o impacto na natureza.

1) Conheça o produto que está comprando: antes de adquirir um dispositivo novo, entenda quais são suas necessidades (seja alta performance, mobilidade, entre outros) e pesquise produtos para essa finalidade, o que vai garantir uma compra mais assertiva. Outra dica é ficar atento ao nível de eficiência energética dos aparelhos, principalmente de eletrodomésticos.

2) Reutilize as embalagens do novo item: esse é um bom jeito de evitar a geração de lixo. É possível embalar objetos frágeis aproveitando o plástico bolha e usar o papelão para montar uma casinha para o pet. Caso não encontre nenhuma utilidade para esses materiais, o ideal é separá-los para descartar adequadamente.

3) Evite o desperdício de energia: fica-se cada vez mais conectado, seja em casa, na sala de aula ou no escritório. Independentemente de onde estiver, tenha o cuidado de evitar o desperdício de energia enquanto usa aparelhos eletrônicos. Vale ainda apagar a maior quantidade possível de luzes durante o dia.

4) Descarte o lixo eletrônico de forma adequada: fone de ouvido, cabos e outros dispositivos devem ter um descarte diferenciado para evitar um impacto negativo no meio ambiente. Para isso, normalmente existem pontos de coleta disponíveis em shoppings e lojas de eletrônicos.

5) Entenda o que a marca de interesse tem feito pelo planeta: é importante que fabricantes de todo o mundo adotem iniciativas benéficas para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. Normalmente, esses compromissos estão descritos nos sites das empresas.

 

Fonte: Extra


Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN

Nos siga também no instagram Carlos Jorge show: https://bit.ly/3HOEXLa

 

Nenhum comentário