Protetor solar em casa? Estudo aponta situações em que o uso é necessário


Usar protetor solar em praia ou piscina é indispensável. No entanto, uma pesquisa recente da Unesp Botucatu calculou o impacto dos raios ultravioleta na pele em situações cotidianas: em exposição direta ao sol, dentro do carro, dentro de casa perto da janela fechada ou longe da janela aberta e na sombra fora de casa.

O estudo aponta que raios UVB e UVA são relevantes na sombra fora de casa e perto de janelas fechadas ou abertas. Dessa forma, é fundamental usar protetor solar e reaplicá-lo ao longo do dia. Dentro de casa, longe da janela mesmo aberta, as irradiações são irrelevantes.

De acordo com o dermatologista Daniel Cassiano, um dos autores do estudo, diferentes comprimentos de onda da radiação solar podem ter consequências específicas na pele, como queimaduras solares, eritema, síntese de vitamina D, carcinogênese, imunossupressão, fotoenvelhecimento, modulação do microbioma da pele e produção de manchas (melanogênese).

— A intensidade da radiação solar que atinge a pele varia com altitude, latitude, estação do ano, superfícies reflexivas como água, grama ou neve, sombra, roupas, uso de protetor solar, duração da exposição e a hora do dia. O efeito biológico da exposição também difere individualmente de acordo com a pigmentação da melanina, a predisposição genética, capacidade antioxidante e doenças da pele que são influenciadas pela radiação solar — alerta o médico.

O dermatologista lembra que o protetor solar é vital para a prevenção do câncer de pele e para manter o tecido firme, elástico e com o colágeno preservado.

— É o creme antienvelhecimento mais importante. A aplicação inicial é estratégica para o sucesso da fotoproteção; muitos estudos demonstram que uma primeira aplicação correta pode compensar eventuais incorreções na reaplicação. Como já apresentado em estudos, é necessário um intervalo de 15 minutos entre a aplicação do filtro e o início da exposição ao sol. Ainda é possível potencializar a ação do produto por meio do uso de antioxidantes, como aplicar vitamina C, E ou ácido ferúlico antes do protetor — explica o especialista.

Fonte: Extra


Principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN

Nos siga também no instagram Carlos Jorge show: https://bit.ly/3HOEXLa

 

Nenhum comentário