Campos: Saúde investiga 5 casos suspeitos de febre maculosa


No último mês, foram notificados cinco casos suspeitos de Febre Maculosa em Campos. Todos os pacientes, que têm entre 7 e 45 anos, estão aguardando resultados de exames laboratoriais, cujas amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN/RJ), para confirmação ou não da patologia.


Campos se tornou uma área de interesse para monitoramento da Febre Maculosa dentro do Estado do Rio de Janeiro em 2021 e, desde então, a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV) vem intensificando a vigilância, com capacitação dos profissionais da área de saúde para diagnósticos, orientação da população e busca ativa do carrapato do gênero Amblyomma sculptum, mais conhecido como carrapato-estrela.

O trabalho é realizado em parceria com Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou visita técnica nos locais de moradia dos pacientes (Lapa, Três Vendas, Parque Aurora e Loteamento Porto Seguro, próximo ao Imperial) e fez coletas de carrapato para análise no Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz, ainda promovendo a dedetização nas residências dos pacientes e arredores e orientando os moradores quanto aos cuidados para evitar a picada do carrapato transmissor da bactéria Rickettsia.

Fonte: Campos 24 horas

 

Principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN

Nos siga também no instagram Carlos Jorge show: https://bit.ly/3HOEXLa

Nenhum comentário