Sinusites podem ser caudadas por problemas dentários?
Para explicar esta questão é preciso entender um pouco sobre a anatomia dessa região da face. Os dentes da parte superior da boca apoiam-se em um osso chamado maxilar. Existe um contato muito íntimo entre os dentes da maxila e os seios maxilares. O seio maxilar é uma cavidade aerada dentro do próprio osso maxilar em ambos os lados da face e revestida por uma camada de células de tecido respiratório.
As raízes dos dentes maxilares posteriores, em especial pré-molares e molares podem apresentar uma relação muito íntima com seio maxilar e procedimentos infecciosos ou extrações dentárias podem expor essa estrutura a cavidade bucal.
A presença de dentes infeccionadas podem gerar o acumulo de bactérias através de suas raízes em contato com o seio maxilar e disseminar essa infecção e causar sinusite, neste caso de origem odontogênica.
Outra causa frequente de acometimento do seio maxilar e sinusite pode acontecer durante extrações dentárias em que ocorra comunicação entre as áreas das raízes dos dentes e o seio maxilar. Nestes casos o conteúdo da cavidade oral, rico em bactérias e restos de alimentos, pode entrar no seio maxilar, o que leva a uma inflamação da mucosa do seio, ocasionando além da sinusite maxilar uma fístula buco sinusal (comunicação permanente entre a boca e o seio maxilar).
Alguns sinais podem sugerir que essa sinusite seja de origem dentária:
1) Ter realizado extrações dentarias recentes e que não apresentam cicatrização adequada;
2) Mudança do timbre de voz;
3) Saída e líquidos pelo nariz durante a alimentação;
4) Gosto ruim na boca e odor fétido;
5) Dor na face
6) Febre podem estar presente em algumas pessoas.
O tratamento deve ser realizado por profissionais especializados e de forma integrada e requer abordagem do cirurgião bucomaxilofacial e otorrinolaringologista.
Fonte: Folha Vitória
Principais notícias
do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN
Nos siga também no instagram Carlos
Jorge show: https://bit.ly/3HOEXLa
Nenhum comentário
Postar um comentário