Por que meus pés estão tão frios quando o resto do meu corpo está bem?


É comum que algumas pessoas sintam os pés mais gelados do que o restante do corpo, ainda mais em dias frios. A mesma coisa ocorre com outras extremidades como as mãos, nariz e orelha, mas, quando a sensação de frio nesses locais ocorre com frequência e sem explicações com a temperatura do tempo, é importante investigar as causas.

A sensação de pés gelados ocorre porque quando estamos com frio, o sistema nervoso reage restringindo a circulação nas extremidades, mantendo o aquecimento dos órgãos internos. Isso mantém mais sangue no meio do corpo, de modo que menos calor é perdido. Essa é uma reação de auto regulação comum no organismo.

No entanto, é preciso ficar atento a alguns sinais de alerta. Pés frios também podem, em alguns casos, ser causados ​​por problemas de circulação. Pode ser um sintoma de doença vascular periférica – um estreitamento das artérias que transportam sangue para as pernas e pés. O resultado disso é o esfriamento dos pés e faz com que eles pareçam extremamente pálidos. Quem sofre de diabetes pode apresentar a chamada neuropatia diabética periférica, que tem como sintomas dores na panturrilha ao caminhar e frio constante nos pés, quem tem colesterol alto e pressão alta também podem apresentar as mesmas queixas.

Outro problema comum é a doença de Raynaud, uma condição que faz com que as artérias menores que são responsáveis por fornecer sangue para a pele reajam exageradamente ao frio e se contraiam, o que acaba prejudicando a circulação sanguínea. Os pacientes notam os dedos das mãos e dos pés, as orelhas e a ponta do nariz ficando dormentes e brancos, às vezes até azuis. O estresse também é um fator para a condição, e acredita-se que a doença esteja ligada a problemas com o sistema nervoso.

Fonte: Extra


Principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN

Nos siga também no instagram Carlos Jorge show: https://bit.ly/3HOEXLa

 

Nenhum comentário