Auxílio Brasil não terá antecipação neste mês; pagamento começa dia 17
O pagamento do Auxílio Brasil em novembro terá início no dia 17.
Segundo o Ministério da Cidadania, o benefício não será antecipado neste mês,
como ocorreu em agosto e outubro. A liberação das parcelas de R$ 600 seguirá o
calendário oficial (veja
abaixo).
Ao todo, 21,1 milhões de famílias deverão ser beneficiadas. Quem
recebe primeiro são os integrantes do programa com final 1 do NIS (Número de
Identificação Social). O pagamento seguirá de forma escalonada até o dia 30 de
novembro, para quem tem final 0 do NIS.
Já em dezembro, tradicionalmente, o calendário é antecipado por
causa do fim do ano. O pagamento vai começar no dia 12 e terminar em 23 de
dezembro.
Confira o
calendário de novembro
Calendário
de dezembro
Para receber o Auxílio Brasil, as famílias devem atender a
parâmetros de elegibilidade e ter os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro
Único) nos últimos 24 meses. Além disso, é preciso que não haja divergência
entre as informações declaradas no cadastro e as que estão em outras bases de
dados do governo federal.
Para a inclusão no programa, o principal critério é a renda
mensal calculada por pessoa da família, que corresponde à soma de quanto cada
integrante ganha por mês, dividida pelo número de pessoas que moram na casa.
• Se a renda mensal por pessoa for de até R$ 105 (situação de
extrema pobreza), a entrada no programa poderá acontecer mesmo que a família
não tenha crianças nem adolescentes;
• Se a renda por pessoa for de R$ 105,01 a R$ 210 (situação de
pobreza), a inclusão só será permitida se a família tiver, em sua composição,
gestantes, crianças ou adolescentes.
Quem está em uma dessas situações, mas ainda não fez a matrícula
no CadÚnico, precisa se inscrever e aguardar a análise informatizada, que
avalia todas as regras do programa. A seleção é realizada de forma automática,
considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em
cada município e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil, por meio do
Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão).
Como
sacar
O dinheiro pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa
Tem, sem a necessidade de ir a uma agência para realizar o saque. Pelo
aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e
outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR code.
Os beneficiários também podem efetuar o pagamento de contas de
água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas
lotéricas. Quem recebe o pagamento por meio de cartão pode manter o saque pelos
terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes, bem como
pelas agências da Caixa.
Fonte: R7
Principais notícias
do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN
Nos siga também no
instagram Carlos Jorge show: https://bit.ly/3HOEXLa
Nenhum comentário
Postar um comentário