Nada de balada: veja o que fazer na véspera do Enem
A primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicada neste domingo (13), e agora a palavra é descansar. Professores orientam os estudantes a aproveitarem esses dias para dormir bem e relaxar, e nada de balada nestes dias.
A professora Fernanda Pessoa é taxativa: "O estudante não deve ir para a balada. Deve deixar para depois do Enem. Já é difícil dormir nesse período, e, com a balada, pior ainda", diz. "Os participantes precisam se ajudar antes das provas para ter um bom desempenho."
"A semana que antecede o exame deve ser tranquila. O ideal é praticar atividades que relaxem o corpo e a mente, para manter o foco durante a prova. O sono e a alimentação saudável também devem estar em dia, e o estudante não deve alterar muito a rotina, uma vez que isso pode atrapalhar o desempenho durante o Enem", explica o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Anderson Rodrigues.
Para o diretor de ensino da Inspira Rede de Educadores, Marcelo Xavier, na véspera do Enem vale tirar o dia para fazer coisas agradáveis: "Passeie ao ar livre, encontre pessoas, veja um bom filme — relaxe sua mente em um dia em que o lazer permitirá a você esquecer um pouco que é vestibulando".
Essas dicas também valem para ajudar a controlar a ansiedade antes das provas. "Ficar calmíssimo é impossível; o frio na barriga é normal, e é bom se preparar emocionalmente antes do Enem", observa Fernanda. "Na hora da prova, respire. É natural ter o famoso 'branco': nada de sair respondendo a tudo. Olhe a prova com calma, leia os textos de apoio e saiba que as informações virão."
"É como um atleta de ponta em dia de competição: ele está preparado, sabe que é competitivo, mas ainda assim a expectativa de ver todo o treinamento se transformar em resultado pode trazer um pouco de ansiedade. Faz parte do jogo. O que importa é que, quando a 'partida' começar, sua cabeça terá coisas mais importantes para pensar, e essa tensão vai se dissipando naturalmente", conclui Xavier.
Enem 2022
O Enem será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro a mais de 3,3 milhões de estudantes em todo o país. No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, de matemática e ciências da natureza.
Fonte: R7
Principais notícias
do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN
Nos siga também no
instagram Carlos Jorge show: https://bit.ly/3HOEXLa
Nenhum comentário
Postar um comentário