Tartaruga-gigante aparece morta na praia do Açu
Uma das maiores tartarugas marinhas do mundo foi encontrada morta na praia do Açu nesta quinta-feira, 03. Conhecida popularmente como tartaruga-de couro ou tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea), ela pode ter o tamanho da largura de um ônibus coletivo (2,5 metros de largura) e pesar até uma tonelada.
Essa grandalhona atualmente está classificada na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas como “Criticamente em Perigo”, ou seja, corre um risco extremamente alto de ser extinta da natureza.
Segundo o ICMBio/TAMAR, a população ainda é considerada altamente ameaçada devido às mudanças climáticas, poluição marinha, desenvolvimento costeiro e captura incidental em pescarias.
“A tartaruga-de-couro habita diversos mares e oceanos. Com aumento da temperatura da água, decorrente do aquecimento global, a espécie tem sido obrigada a realizar viagens cada vez mais longas em busca de alimento”, afirma a organização.
Ao contrário de outras espécies de tartarugas marinhas, essa não possui escamas, nem carapaça. Ela tem uma pele dura e emborrachada que protege o corpo e auxilia em mergulhos profundos.
Como a tartaruga-gigante sai da água?
A fêmea de tartaruga-de-couro desova pelo menos seis vezes por temporada, mas é a espécie com menor quantidade de ovos por ninho, cerca de 90, enquanto que uma cabeçuda (Caretta caretta) pode chegar a colocar 120 ovos de uma vez. O intervalo entre as desovas varia de 8 a 11 dias.
Onde vive
A espécie habita zonas tropicais e temperadas dos Oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. Vive preferencialmente na zona oceânica durante a maior parte da vida, embora estudos recentes mostrem o uso de regiões costeiras na fase adulta.
No Brasil, desovas de tartaruga-de-couro ocorrem principalmente no Espírito Santo. Mundialmente foram, e em alguns lugares ainda são, muito impactadas pela exploração humana da carne e ovos. A pesca de espinhel pelágico também é ameaça frequente.
Fonte: Tribuna
Principais notícias
do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN
Nos siga também no
instagram Carlos Jorge show: https://bit.ly/3HOEXLa
Nenhum comentário
Postar um comentário