Enel distribuição rio alerta para golpe do falso Pix
A Enel Distribuição Rio tomou conhecimento de um golpe envolvendo fraude para pagamento das faturas de energia. O golpe envolve a criação de sites e perfis falsos que se passam pela Enel com o objetivo de enganar os clientes, coletar dados pessoais e emitir documentos de pagamento falsos, inclusive via PIX. A fraude pode aparecer ainda no topo do ranking dos buscadores (Google, Bing, Yahoo e outros) quando o consumidor pesquisa algum serviço, como por exemplo, a emissão de segunda via de faturas, induzindo maliciosamente o consumidor a entrar em um ambiente falso, onde há a opção de pagamento da conta de energia por meio de PIX, modalidade que não é aceita pela Enel Rio.
A seguir, a distribuidora reforça
as principais recomendações de segurança aos seus clientes:
1. O site oficial da
Enel é o https://www.enel.com.br.
Note que, no endereço seguro e verificado da Agência Virtual é possível, dentro
da área restrita após o login e senha, emitir a segunda via de conta e
solicitar outros serviços. Nele, há indicação de site seguro em que aparece o
protocolo HTTPS no início da URL, com um cadeado de proteção. Sites falsos não
trazem este cadeado e geralmente apresentam caracteres suspeitos como o “@”
(arroba) e isto deve ser observado pelos clientes.
2. Além do site www.enel.com.br, a companhia também
disponibiliza a seus clientes seu aplicativo oficial Enel, que pode ser baixado
na Google Play ou na Apple Store; o WhatsApp Elena (somente no número (21)
99601-9608) e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).
3. A Enel Brasil
possui perfis oficiais voltados para seus clientes nas plataformas Twitter,
Facebook e Instagram. Nesses perfis, a companhia redireciona o contato para os
canais seguros para dar prosseguimento a pedidos e acompanhamentos.
https://twitter.com/EnelClientesBR
https://www.facebook.com/EnelClientesBR/
https://www.instagram.com/enelbrasil/
4. Nas redes sociais, há diversas formas de
identificar perfis falsos. Procure observar a data de criação do perfil,
conferindo a data da primeira publicação feita. Se o perfil for recém-criado,
há fortes indícios de que seja falso. O número de publicações também é outro
ponto a ser observado. Veja, também, o número de seguidores e a quantidade de
interações (número de curtidas e comentários) que, quando baixos, indicam se
tratar de perfis falsos. Isso também vale para a baixa qualidade de fotos e
imagens, bem como se a conta é verificada pela plataforma/rede social com
o símbolo
5. Fique atento a
saudações e em toda a linguagem utilizada nos e-mails, sites suspeitos e SMS.
Muitas comunicações falsas utilizam uma linguagem informal como “querido(a)
cliente”, protocolo que não é adotado pela Enel. Em casos assim, seja cuidadoso
e não clique em nenhum link ou botão. Atenção: a Enel nunca aborda clientes
solicitando códigos enviados para o seu celular ou senhas de acesso.
6. Os boletos originais devem estar identificados como Enel, Banco do Brasil ou Itaú, e as opções de pagamento disponíveis são: débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento. O nome do titular da conta e seus dados pessoais devem constar no documento. Em nosso site https://www.enel.com.br/pt/boleto.html, você pode verificar todos os detalhes da conta que chega até a sua casa e dos boletos que são emitidos.
7. Caso receba algum boleto diferente, não pague e entre em contato com a Enel para verificação e confirmação.
8. Fique sempre alerta
para links falsos de cobrança recebidos pelas redes sociais.
Fonte: Ascom
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