Cara de Sapato, do BBB23, sofre síndrome do pânico desde que o amigo foi assassinado


Participante do "BBB 23", Antônio Cara de Sapato já teve crises de ansiedade algumas vezes dentro da casa. Com o apoio de Amanda, ele faz exercícios de respiração e consegue se acalmar, mas nem sempre foi assim. Em 2011, um acontecimento traumático fez com que o lutador desenvolvesse síndrome do pânico e a carreira de Sapato quase acabou.

"Eu perdi um amigo que também era lutador faixa-preta. Ele foi assassinado. Eu cheguei depois na cena e eu vi ele lá. E aquilo mexeu muito comigo. Foi mexendo com todo meu sistema fisiológico e com alguns estresses que eu já estava passando naquela época. Juntou tudo e virou essa bola de neve, se tornou uma síndrome do pânico", contou o atleta em entrevista ao canal "Combate".

Síndrome ou transtorno do pânico é um conjunto de crises fortes de ansiedade e medo que acontecem de forma repentina acompanhadas de sintomas físicos. "Eu ficava só no quarto, não queria sair, ficava com medo e desanimado com a vida. Você pensa que vai morrer, que vai acontecer alguma coisa, mas é uma disfunção fisiológica, do corpo e do cérebro mesmo", explicou Sapato.

Com a saúde comprometida, Antônio enfrentou dificuldades em sua carreira como lutador. Afinal, a ansiedade antes de entrar no octógono, no caso dele, agravava muito as crises: "Foi uma época muito difícil principalmente pra mim, atleta, porque eu precisava treinar, né? Tem muita adrenalina antes da luta... Como que você tem síndrome do pânico e consegue lutar?".
Pensando nisso, ele decidiu buscar ajuda profissional. O tratamento costuma ser feito com terapia e medicação e foi exatamente o caminho que Cara de Sapato seguiu: "Fiz terapia, fui no psicólogo, no psiquiatra e tive que tomar remédio".

Assim, Antônio venceu o pânico e, anos depois, passou a enxergar este desafio como um fator importante em sua fomação como indivíduo. "O pânico me deixou uma pessoa muito mais humana, muito melhor e acho que isso formou o ser humano que sou hoje", refletiu o atleta.

Por sempre falar abertamente sobre o transtorno, anos depois, em 2016, Cara de Sapato foi provocado por um adversário antes de uma luta. Durante a pesagem, o baiano Leleco usou a máscara do filme

"Pânico", mas a tentativa de desestabilizar Antônio não surtiu efeito. "Se a postura dele era tentar me atingir por eu ter tido síndrome do pânico, ele foi super infeliz. Essa síndrome é uma coisa séria e muita gente tem sofrido com isso. E acabou que eu venci o Pânico duas vezes (risos). Superei a síndrome e, agora, ele botou a máscara do Pânico e eu o venci", contou o lutador na ocasião.


Fonte: Extra


Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:



ACESSE NOSSO INSTAGRAM:








Nenhum comentário