Morre o cartunista Paulo Caruso, aos 73 anos, em São Paulo


Morreu, aos 73 anos, o cartunista Paulo Caruso. Ele lutava contra um câncer e estava internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, onde foi a óbito na manhã deste sábado (04). Caruso trabalhou por muitos anos na revista Isto É, onde assinava a charge da semana com o título Avenida Brasil, e também contribuiu com a revista Época, além de outros veículos nacionais. Ele é irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso.

Caricaturista, ilustrador, chargista e músico, Paulo José Hespanha Caruso nasceu na capital paulista em 6 de dezembro de 1949. Entre 1969 e 1976, cursou arquitetura na Universidade de São Paulo (USP). Foi um hippie e chegou a morar com outros 24 em uma comunidade. A vida de arquiteto não o atraiu, passando dedicar-se exclusivamente aos cartuns e a caricatura.

Nos anos 1970, Paulo foi para O Pasquim, aparecendo ao lado de Jaguar e Ivan Lessa. Nos anos 1980, voltou à grande imprensa: Veja, Isto É, Careta, Senhor e, em 1988, novamente Isto É, onde passou a ser o responsável pela última página da revista.

Em 1985, no Salão de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo, uniu a paixão pela música ao amor pelos cartuns e montou uma banda só com cartunistas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte. "Paulo Caruso foi um grande desenhista e cronista político, com uma criatividade inesgotável, retratou com talento e consciência o dia-a-dia que constrói nossa história recente. O seu traço veloz e seu humor já são parte da memória nacional", publicou em seu perfil oficial do Twitter.


Lula também afirmou que Caruso "contribuiu com seu talento na luta pela democracia e por um país com direito à liberdade de expressão" e prestou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores do cartunista.

 

Com informações do G1

 

Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:

https://bit.ly/39isIFN

ACESSE NOSSO INSTAGRAM:

https://www.instagram.com/noticiasdesaofrancisco/

ACESSE NOSSO CANAL: https://www.youtube.com/blogdocarlosjorg

 

Nenhum comentário