Estrada de ferro Rio Vitória passará por São Francisco de Itabapoana



Campos, São João da Barra, Presidente Kennedy e Itapemirim serão algumas das cidades que serão cortadas pela ferrovia. No próximo dia 17 audiência publica em campos discutirá impactos ambientais, desapropriações  entre ouros.
Os secretários de Estado dos Transportes do Espírito Santo, Paulo Ruy Carnelli e do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, entregaram ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e ao diretor geral da ANTT, Jorge Bastos, o projeto da nova estrada de ferro EF 118 Rio-Vitória. A nova ferrovia interligará os complexos portuários dos dois estados. O evento foi realizado na segunda-feira (01/06) na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Com a entrega da documentação, o ministro dos Transportes autorizou a marcação das audiências públicas no Rio de Janeiro, em Campos e em Vitória para o próximo mês de julho. Essas audiências são a última etapa a ser vencida para que o projeto da nova ferrovia seja encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Em Campos, a audiência está prevista para o dia 17 do mês de julho, entre 9h e 13h no auditório da Universidade Cândido Mendes (UCAM) e deverá contar com a participação do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues; do governador do Estado, Luiz Fernando Pezão; e dirigentes de entidades da sociedade civil organizada de Campos e cidades da região cortadas pelo novo traçado da nova ferrovia que ligará os portos do Rio de Janeiro, Macaé, Vitória e São João da Barra (Açu), através do trecho ferroviário a partir de Campos.
 A EF-118 ligará o litoral do Rio e ES com conexões ferroviárias a grandes centros como Belo Horizonte, São Paulo e o Centro Oeste Brasileiro. Na ocasião serão colhidas sugestões para aprimoramento dos estudos com vistas à concessão da operação ferroviária da nova Estrada de Ferro (EF-118). Conforme orientação da ANTT (Agência Nacional de Transportes).
O valor do investimento é da ordem de R$ 6,5 bilhões. Pelo projeto, a nova ferrovia Rio-Vitória terá 577 km de extensão e atenderá à demanda da rede portuária dos dois estados, incluindo os portos de Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu, no Rio de Janeiro, e os portos Central e Tubarão, no Espírito Santo.

Um comentário

cvllos disse...

Vão eliminar Campos do futuro trajeto? E a demanda desse trajeto ficará sujeita a Rodovia? Absurdo!