Estrada de ferro Rio Vitória passará por São Francisco de Itabapoana
Campos,
São João da Barra, Presidente Kennedy e Itapemirim serão algumas das cidades
que serão cortadas pela ferrovia. No próximo dia 17 audiência publica em campos
discutirá impactos ambientais, desapropriações entre ouros.
Os
secretários de Estado dos Transportes do Espírito Santo, Paulo Ruy Carnelli e
do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, entregaram ao ministro dos
Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e ao diretor geral da ANTT, Jorge
Bastos, o projeto da nova estrada de ferro EF 118 Rio-Vitória. A nova ferrovia
interligará os complexos portuários dos dois estados. O evento foi realizado na
segunda-feira (01/06) na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Com
a entrega da documentação, o ministro dos Transportes autorizou a marcação das
audiências públicas no Rio de Janeiro, em Campos e em Vitória para o próximo
mês de julho. Essas audiências são a última etapa a ser vencida para que o
projeto da nova ferrovia seja encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas
da União (TCU).
Em
Campos, a audiência está prevista para o dia 17 do mês de julho, entre 9h e 13h
no auditório da Universidade Cândido Mendes (UCAM) e deverá contar com a
participação do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues; do
governador do Estado, Luiz Fernando Pezão; e dirigentes de entidades da sociedade
civil organizada de Campos e cidades da região cortadas pelo novo traçado da
nova ferrovia que ligará os portos do Rio de Janeiro, Macaé, Vitória e São João
da Barra (Açu), através do trecho ferroviário a partir de Campos.
A EF-118 ligará o litoral do Rio e ES com
conexões ferroviárias a grandes centros como Belo Horizonte, São Paulo e o
Centro Oeste Brasileiro. Na ocasião serão colhidas sugestões para aprimoramento
dos estudos com vistas à concessão da operação ferroviária da nova Estrada de
Ferro (EF-118). Conforme orientação da ANTT (Agência Nacional de Transportes).
O
valor do investimento é da ordem de R$ 6,5 bilhões. Pelo projeto, a nova
ferrovia Rio-Vitória terá 577 km de extensão e atenderá à demanda da rede
portuária dos dois estados, incluindo os portos de Sepetiba, Itaguaí, Macaé,
Barra do Furado e Açu, no Rio de Janeiro, e os portos Central e Tubarão, no
Espírito Santo.
Um comentário
Vão eliminar Campos do futuro trajeto? E a demanda desse trajeto ficará sujeita a Rodovia? Absurdo!
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