Festa literária de Paraty-2012 homenagem a Carlos Drummond
Pela primeira vez, o diretor-geral da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Mauro Munhoz, anunciou na coletiva de encerramento da Flip o nome do próximo escritor homenageado pelo evento: em 2012, será Carlos Drummond de Andrade. Como lembrou o curador Manuel da Costa Pinto, Drummond trabalhava no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) quando Paraty foi tombada. “Eu tinha pensado em Graciliano Ramos para a décima Flip, mas as pedras de Graciliano têm muitas arestas e as de Drummond, mais arredondadas, são certamente mais apropriadas para esta celebração”, acrescentou Costa Pinto.
Munhoz também anunciou que a Associação Casa Azul, que organiza a Flip, está preparando um livro comemorativo dos dez anos do evento. A cargo de Flávio Moura, que foi curador da Flip até o ano passado, a obra editará imagens captadas desde 2003.
(...)A Flip 2011 teve entre 20 mil e 25 mil visitantes. “Mas em breve teremos números muito mais precisos, porque estamos fazendo uma pesquisa com o DataFolha”, explicou Munhoz. Foram 129 convidados, 29 dos quais internacionais, para um total de 135 eventos (22 na Flip, 12 na Casa da Cultura, 20 na FlipZona e 81 na Flipinha). Um total de 40 mil pessoas ocuparam os assentos tanto da Tenda dos Autores como da Tenda do Telão e da Casa da Cultura. O site da Flip recebeu 58.790 visitas únicas desde 1º de julho, comparadas com 21.173 visitas em 2010, ou seja, as visitas online mais do que dobraram.
(...) Manuel da Costa Pinto, o jornalista que foi curador da Flip 2011, apreciou “a coesão dos eventos em torno de Oswald de Andrade” e a qualidade da informação, da reflexão literária e da interação com o público, características que identificou particularmente nas mesas de João Ubaldo e James Ellroy.
De: http://www.flip.org.br/noticias
Nenhum comentário
Postar um comentário