Homenagem a Ruth Maria Chaves Martins

 Nasceu em Belém do Pará, 1934. Formada em Letras Neo-latinas, atua no magistério campista desde os anos 60, quando passou a residir em Campos, trabalhando no ISEPAM (Instituto Superior de Educação Muylaert), IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense), Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC), Faculdade de Direito de Campos (FDC), UENF. Inúmeras gerações de alunos que passaram – ou agora estão – nessas instituições de ensino tiveram (ou têm) o raro privilégio de conviver e aprender com a grande mestra. Hospitalizada desde o último sábado (02/07/2011), mais uma vez seu extremo zelo com a profissão, aliado à sua imensa capacidade de se colocar no lugar do outro faz com que, mesmo estando na UTI, chame uma colega para entregar a turma, não sem antes informar-lhe todos os detalhes sobre as turmas e o que deveria ser trabalhado com cada uma delas.
A notícia de sua internação originou uma corrente de manifestações de alunos, ex-alunos, colegas e admiradores de seu trabalho, sua generosidade e compromisso moral. Pela internet têm circulado inúmeros e-mails que têm se juntado numa grande onda de admiração e reconhecimento pela grande mulher, mãe e educadora cristã.
Heloísa Crespo, educadora e poeta, membro das Academias de Letras de Campos dos Goytacazes, autora de uma dessas comoventes e gratas manifestações, assim se pronunciou:
Eu tive a sorte e a felicidade de ser aluna da incomparável professora Ruth Maria Chaves Martins, a Dona Ruth, chamada assim de 'dona', porque era o correto na época, mas era cheio de admiração, carinho e amor. Fico emocionada e digito com os olhos marejados de pesar por saber que ela está hospitalizada e necessitando de cuidados especiais (hemodiálise). No entanto, as lágrimas que teimam em cair traduzem também a ternura, o agradecimento por ter desfrutado dos seus ensinamentos e, automaticamente, ter vivido um tempo da minha vida tão próximo dela, recebendo um grande incentivo para que eu escrevesse, escrevesse e continuasse a escrever. Conclusão, ela é a 'culpada' dos trabalhos literários que ouso fazer. Tive a alegria de chamá-la de 'culpada', pessoalmente, quando esteve na Academia Campista de Letras, em maio de 2008, fazendo uma palestra, intitulada ”O bruxo do Cosme Velho” e eu, vaidosamente, como secretária do evento, registrava o que ela dizia. Eu não conseguia, na verdade, escrever tudo, porque estava tomada de encantamento por estar ali, ao seu lado, ouvindo aquela voz ondulada falar sobre Machado de Assis, ressaltando que ele fora uma das suas primeiras paixões literárias. Em alguns momentos ela leu trechos da obra de Machado e por fim, brilhantemente, recitou o poema feito por ele, dedicado a Carolina, após a sua morte.
Não é por acaso que o seu nome, Ruth, significa 'que tem beleza plena'.
Contribuição da internauta;Heloisa Crespo.

5 comentários

Anônimo disse...

Parabéns pela belissima homenagem;dona Ruth é exemplo de pessoa a ser seguido.
Pamela; ex-aluna

Heloisa Crespo disse...

Carlos José,

O texto intitulado 'Homenagem a Ruth Maria Chaves Martins' não é meu e, sim, da educadora e poeta Maria Virgínia Claudino, ou seja, a contribuição é da internauta M Virgínia, que é uma das seguidoras do Blog do Carlos José. Quero completar a delação, dizendo que as poesias dela são excelentes.
Parabéns pelo seu blog. Ele já está adicionado em Favoritos.
Um abraço,
Heloisa Crespo

Anônimo disse...

Se existe um bom exemplo de quem "aprende o que ensina", este é a profª Ruth Maria. Em suas aulas, podemos vê-la lendo os poemas, mais do que com os olhos e lábios, com o coração. Fala-os com tal sentimento que qualquer poema parece por ela feito. Suas preciosas dicas de técnicas de produção de texto me deram (e dão) coragem e ousadia para escrever e, estou certa, não sou a única.

Anônimo disse...

Carlos José, sou Gustavo, fui aluno da FFC de 96 a 99, tive contato contigo na época, pois foi nosso monitor, lembra-se? Eu era da Turma de Márcia, Marluce etc... Vc tem facebook? Tô em Vitória/ES desde 2001 e perdi contato com todos daí de Campos e da FFC. Se puder, mande notícias, me adicione.

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000697134867#!/profile.php?id=1697125194

Anônimo disse...

Tenho a honra de ser aluno de Dona Ruth.Em 2012 com 85 anos anida leciona como ninguém.