Noite de Lançamento em Macaé

  Mais de uma centena de pessoas compareceram ao Solar dos Mellos, em Macaé, na noite da ultima quinta-feira(10 de novembro) para o lançamento do livro “Do Índio Goitacá à Economia do Petróleo: Uma Viagem pela História e Ecologia da Maior Restinga Protegida do Brasil”, de autoria do prof. Francisco de Assis Esteves, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Estiveram presentes o Reitor da UFRJ, Prof. Carlos Levi, o representante da Reitoria do IFF, prof. Helio Crespo e inúmeros pesquisadores e professores da UFRJ, UENF e de diversas outras instituições de ensino, do âmbito municipal, estadual e federal. Além desses, autoridades do município de Macaé, alunos e funcionários da UFRJ e várias pessoas da comunidade local.
O livro, de rico padrão gráfico e incontestável riqueza de informações, foi editado pela Essentia, editora do IFF.
A noite começou com uma saudação feita por um morador de Macaé, carinhosamente conhecido por “tio Jorge” que presenteou a todos com um poema de sua autoria falando sobre a Restinga de Jurubatiba, enquanto um telão exibia belas imagens da Restinga e seus encantos naturais e do professor Francisco e seus alunos em trabalho de campo em áreas da Restinga.Após diversos pronunciamentos, o professor Francisco Esteves falou sobre a obra e seu grande objetivo com ela: compartilhar com a sociedade do Norte Fluminense o conhecimento que acumulou em mais de três décadas de pesquisas, suas e de outros pesquisadores, brasileiros e estrangeiros. Da contracapa do livro destacamos, de maneira resumida, a relevância desta aquisição de conhecimento: “Ao longo dos quatorze capítulos, é chamada a atenção do leitor para os principais motivos pelos quais a sociedade norte-fluminense deve, em caráter de extrema urgência, conciliar exploração de petróleo com a preservação dos ecossistemas, condição sine qua non para o desenvolvimento humano na região.A noite foi encerrada com autógrafos e momentos de agradável bate-papo entre os presentes, sob brisa – ainda primaveril – com que todos foram brindados enquanto saboreavam o coquetel servido. Enfim, uma noite de encontro, “viagem”, história, ecologia e congraçamento.

Nenhum comentário