Professores federais continuam em greve

 Na próxima sexta-feira (20/07), os professores em greve das universidades federais vão se reunir em assembleia para analisar o novo plano de carreira proposto pelo governo na sexta-feira (13/07). A avaliação do comando de greve, entretanto, é que a proposta do governo não atende às demandas da categoria e a orientação é que a paralisação seja mantida e “intensificada”. Além dos docentes das universidades federais, também estão em greve os professores dos institutos federais de educação profissional.
 Uma nova reunião entre o comando de greve e o governo está marcada para a próxima segunda-feira (23), quando serão apresentados ao Ministério do Planejamento o resultado das assembleias.
No Rio de Janeiro, por exemplo, estão em greve a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além da Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e as unidades do Colégio Pedro II.
  O consorcio CEDERJ que reúne seis Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro, em cursos a distância, está sentindo o reflexo da greve. O movimento teve inicio justamente no período das Avaliações presenciais. A UNIRIO por exemplo, no Curso de Pedagogia, da qual faço parte, muitas disciplinas não tiveram as notas publicadas no sistema acadêmico, o que prejudicou de maneira acentuada os graduandos; Haja vista que mesmo em greve as avaliações foram aplicadas, porém as notas não foram lançadas no sistema.
O calendário do segundo semestre-inscrição em disciplinas- teve inicio no ultimo dia 16/07, encerrando no próximo dia 24/07, e até a presente data (17) as notas não foram lançadas.
É importante que o docente reivindique seus direitos, mas é preciso repensar algumas decisões por parte do movimento. Estão em greve, porque aplicaram provas?. Estão em greve porque o calendário continua valendo? Aplicam as provas, mas não lançam as notas. Abrem o sistema acadêmico para inscrição em disciplinas, porém sem as notas do semestre anterior, o sistema não aceita inscrição. Estamos aguardando um posicionamento da direção acadêmica, para que ao final do movimento, os graduandos não sejam os verdadeiros prejudicados.
A aula inaugural para os calouros será no próximo Sábado dia 21. O pólo CEDERJ em São Francisco de Itabapoana, segundo a direção, está aguardando orientações da coordenação do consórcio no Rio de Janeiro .

Nenhum comentário