Seção Especial da Câmara Municipal recebe Sindicado dos Servidores


Aconteceu na ultima terça feira (16/04)  no plenário da Câmara Municipal de São Francisco, a tribuna livre. Previsto no regimento interno, a tribuna livre permite a participação de entidades civis do município abordar questões de interesse comum. Estiveram presentes   representantes do Sindicado dos Servidores Públicos  Municipais de São Francisco de Itabapoana.  
   Equiparação salarial do Professor com o piso Nacional,  criação do cargo de Professor de Creche,  e reajuste geral para todas as categorias foram as principais reivindicações. Antes,  na Segunda- feira, o Sindicato teve um encontro com o Prefeito Pedrinho Cherene.  O Servidor Clézio Estevam Jorge de Souza (Leleí), lotado  na Secretaria de obras e que  faz parte do movimento sindical, afirmou  que a categoria decidiu em assembléia, reivindicar aumento de 30%. “...estamos pedindo socorro, não podemos sobreviver ganhando um salário mínimo Afirmou Lelei. Ele adiantou ainda que espera uma resposta imediata do Prefeito. Marcelo Garcia  Líder do Governo na Câmara, adiantou a nossa reportagem que a criação do cargo de professor de creche foi um ponto que avançou nas negociações, faltando apenas entendimento do sindicato com o executivo  no sentido de discutir questões técnicas, e em seguida encaminhar para aprovação da câmara.
Sobre os professores,  Marcelo  adiantou que o prefeito está analisando a possibilidade de um aumento, e que o executivo estaria buscando apoio do governo federal para a complementação salarial prevista em lei.
Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 - regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, o  valor  atual é de $ 1.567,00(Mil quinhentos e sessenta e sete reais) enquanto que São Francisco, o professor recebe em torno de  $ 623,00 (Seiscentos e vinte três reais), descontando  os impostos.
A  vereadora Yara Cintia afirmou que é importante a ida do Prefeito a  Brasília, porém  deve ser cumprido primeiro o que determina a lei ”... primeiro é preciso que  o Município faça o seu dever de casa, use os 60% que determina o FUNDEB,  e  só depois vá em busca de mais recursos...” Afirmou a vereadora.
 O município de São Francisco de Itabapona, conta com  823 professores, e  recebeu até o mês de março de 2013, $ 6. 047(Seis milhões  e quarenta e sete mil reais) de recursos para a educação,porém utilizou apenas cerca de 40%  dos 60% que determina a lei, com despesas com os profissionais que atuam diretamente com o aluno. Tendo ainda em caixa disponível cerca de 20% desse valor.
O prefeito  Pedrinho Cherene  prometeu para o   próximo dia  25  um posicionamento, sobre as reivindicações dos servidores. 
Ouça a matéria completa Vinculada no Band Noticias em 17/04.

4 comentários

Anônimo disse...

Senhor Carlos jorge,muito interessante sua materia,mas é importante que a nobre vereadora Yara não falte com a verdade,pois a mesma enquanto foi secretaria retirou dos vencimentos dos professor 312 reais de gratificação do fundeb,alegando que este seria incorporado no plano,um verdadeiro absurdo.agora estamos sofrendo ainda mais as consequencias.

Anônimo disse...


Como disse desde o começo dessa discussão, nós não estamos de braços cruzados, estamos indo à luta, NÃO NOS VENCERÃO PEGO CANSAÇO. Buscamos apoio do MEC, do MP e fomos na última segunda-feira ao encontro do prefeito buscar respostas e atitudes, virará rotina para os que em silêncio nos apunhalam pelas costas. Diga-se de passagem, o prefeito com sua equipe, em maioria, nos recebeu bem e dispostos a negociações, o contrário de sua secretária de educação, que os demais esperavam apoio por se tratar de seu interesse e ócio, buscou retardar nossos direitos, coisa que já venho falando por um tempo, ou seja, que não tem visão nenhuma de mudança, parece que vive estacionada no século passado. Enfim, pelo que vimos na segunda e com o resultado, ainda que lento a nosso favor, há uma luz no fim desse poçol no qual estamos. Queremos deixar nosso recado: NÓS VIEMOS PARA GANHAR ESSA BRIGA, NÃO CREMOS EM UTOPIA, vivemos intensamente a realidade, ainda que dura e muito difícil. Somos professores; portanto, sinônimo de guerreiros e vencedores, a derrota faz parte da nossa vida só para nos reerguer da cinzas, FÊNIX sempre!!Gelciana Abraham

Anônimo disse...


"Parabéns pelo brilhante trabalho!!!!"

-Adriana Coelho

Anônimo disse...

Caro internautas anônimo descrito neste anteriormnente nós professores jamais devemos cruzar nossoa braços em busca de nosso interesse , pricipalmente um em um caso justo que é o salário desta categoria.
A Secretária atual de Educação jamais poderia estar nesta função até porque não e nunca foi capacitada paara tal , na verdade troca-se 06 por meia duzia, pois a anterior muito menos,neste município náo há interesse pelos justos e necessitados mais sim há interesse por coisas pessoais $$$$ e particulares.
Na gestão administrativa no executivo municipal anterior houve inumeras fraucatuas e pde ter certeza e , como ja existe 04 meses , de administração atual será a mesma coisa pois o Prefeito Exmo Sr. Pefeito desde seu Vice-Prefeito aos seus ¨excelentes¨SEcretátios ditam ordens aos seus subordinados em uma total ditadura , onde vivemos na verdade em uma democrácia visto por milhóes de brasileiros.
Não é cedo para relatar quanto a administração que ai está, pois os verdadeiros interesses por uma cidade , uma sociedade melhor inicia-se desde seu inicio , seu pricipio de idéias e objetivos.
Caro Prefeito deste Municipio, deixo neste um mensagem de indignação quanto a sua administração , uma mensagem na verdade de decepção pois fui seu eleitor , seu defensor em campanha fiel em todos os momentos, mas estamos iniciando mais uma vez de administração publica a merce de um Prefeito parado, ou seja lesado , sem atitudes quanto aos seus que os seguem em cargos direcionados por vossa pessoa.

A BOCA DO POVO !!!