Uso da água será tema de reunião com autoridades em São Francisco

Foto feita na região de boa vista Italiana(SFI)

 A crise hídrica na região está mobilizando a sociedade em torno de um bem essencial, a água. A seca que atingiu inicialmente as lavouras e pecuária em São Francisco de Itabapoana, onde rios e lagoas tradicionais, simplesmente, desapareceram, está deixando a população assustada e em alerta. O gado está morrendo em dezenas diárias, por falta de pasto e por falta, principalmente, de água.  Os poços ou cacimbas que são utilizadas para retirada de água para consumo humano já começam a secar, e a cada dia a situação fica mais delicada.
Na agricultura, muitos produtores rurais dependem da irrigação para suas lavouras, e essa prática está sendo coibida pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA, que intensificou a  fiscalização.
A desinformação quanto ao uso da água se tornou um grande problema para aqueles que utilizam o liquido através de irrigações, pois os produtores não sabem quais são as regras e como devem proceder para não serem penalizados.
A partir dessas dúvidas, a Associação de Moradores e Produtores Rurais do Macuco, em São Francisco de Itabapoana, estará realizando uma reunião com a presença dos órgãos ambientais que atuam no Município, inclusive o INEA, para que dúvidas possam ser esclarecidas.
O encontro acontecerá na terça-feira (24), ás 15h30hs, no Bailão do Edmário, no Macuco. Segundo Carlos Junior, presidente da Associação, é de fundamental importância a presença do produtor rural “Estamos aguardando um grande número de pessoas, pois dúvidas serão esclarecidas, e facilitará essa relação entre os órgãos ambientais e o produtor, por isso convidamos a todos” disse o Presidente da entidade.
Maiores informações quanto ao encontro, poderão ser obtidas através do Telefone: (22)999.178446

Nenhum comentário