Campos tem 11 casos suspeitos de zika e 3.532 confirmados de dengue

O número de casos suspeitos de zika já chegou a onze em Campos. A informação é do último balanço feito pela Secretaria de Saúde da cidade, que também apontou o aumento nos casos confirmados de dengue, que já totalizam 3.532. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10). Por outro lado, os casos de chikungunya se mantiveram em três, que são importados de outros estados.
O balanço anterior foi divulgado na sexta-feira (4) e apontava 3.467 casos de dengue confirmados e três casos suspeitos de zika – dois de Campos e um de São Fidélis. Os dados da dengue em 2015 na cidade apontam para um crescimento dos casos a cada mês do início do ano. Janeiro teve 28 confirmações e o pico foi em julho, com 662. No segundo semestre do ano, os meses com menos casos registrados foram outubro (270) e novembro (297). Até agora, dezembro tem 36 casos confirmados. 
O diretor do CRDI, Luiz José de Souza, faz um alerta às grávidas ou mulheres que desejam engravidar.  “No Nordeste, existem mais de 800 casos de microcefalia que podem estar relacionados com o zika. Todos os casos suspeitos no Brasil estão em estudo. Não existe vacina ainda. Portanto, o momento é de precaução e autoproteção. Eu aconselho evitar a gravidez, esperar a evolução destes estudos. É importante também que a gestante faça sempre o pré-natal adequado desde o início da gravidez e use repelente indicado pelo obstetra”.


Nenhum comentário