Bom Jesus do Norte vai contar com Coleta Seletiva a partir de maio

O encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito

Bom Jesus do Norte está finalizando o Projeto de Coleta Seletiva que deverá ter inicio no mês de maio. Na terça-feira (19/04) o Prefeito Ubaldo Martins recebeu em seu gabinete, representantes da Associação de Catadores de Recicláveis de Bom Jesus, para assinatura do contrato com o município. Pela proposta, a associação que já atua selecionando recicláveis no município, ficará responsável também pela coleta seletiva do lixo reciclável (papelão, vidro, plásticos, sacolas etc). Como contrapartida, o município vai destinar R$ 6.500,00(seis mil e quinhentos reais) mensais para a associação, além de disponibilizar um caminhão com motorista para o recolhimento do material reciclável. Depois de selecionado, o material reciclável será comercializado pela associação que ficará com 100% do lucro que será dividido entre os associados.
Material que já vem sendo reciclado pela associação
Segundo Flavio Bernardes, Secretário Municipal de Meio Ambiente, a usina de reciclagem conta com prensa hidráulica, balança digital, elevador de carga, além de uma estrutura com banheiros e refeitório “Trabalhamos firmes para que a melhor estrutura fosse disponibilizada para a associação, agora precisamos da colaboração da população nesse projeto” disse Flavio. Ele informou ainda que irá  se reunir com a secretaria de obras e a associação para definir os dias da coleta seletiva “Depois de definido os dias, iremos desenvolver uma campanha de divulgação para pedir a colaboração de todos nesse importante projeto, pois a colaboração da dona de casa, do comerciante da população de modo geral  é que definirá o sucesso ou não da proposta de coleta seletiva” declarou Flávio.  
Para o prefeito Ubaldo Martins, a implantação da Coleta Seletiva está sendo vista com muito otimismo “Esse projeto tem um alcance importante, pois além da  responsabilidade com o meio ambiente, estamos mantendo a cidade mais limpa e  proporcionando a geração de trabalho  e renda  para 7 famílias que perceberam no lixo reciclável uma oportunidade  de ter o seu salário de forma honesta” comemorou o prefeito.
Otimista, Isabel Rangel, que é uma das fundadoras da associação e atual presidente da entidade,  disse que as condições que a prefeitura tem proporcionado para os catadores estão sendo fundamentais para que a reciclagem possa funcionar “Hoje temos todas as condições de desenvolver um ótimo trabalho e tenho certeza que a população vai ficar satisfeita com o nosso desempenho, pois estamos motivados com esse apoio dado pelo município” Disse  Isabel que assinou o contrato ao lado dos companheiros da associação. Além do Prefeito Ubaldo Martins e os representantes da Associação, participaram também do encontro Flávio Bernardes e Rogério Poeys, representando a Secretaria de Meio Ambiente e o vereador Fernando Carvalho (Broa) representando a Câmara Municipal.
A associação de Catadores de Bom Jesus do Norte foi fundada em 2013 e deste então eles trabalhavam separando recicláveis e comercializando. Desde sua fundação, o município já colaborava com a entidade, porém com a coleta seletiva, o aporte financeiro aumentou, além de uma melhor infra-estrutura.   Segundo dados da Secretaria municipal de Meio Ambiente, são recolhidos mensalmente aproximadamente 200 toneladas de lixo por mês, incluindo entulhos. O lixo é armazenado em contêineres e tem como destino final o aterro sanitário na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Nenhum comentário