É hora do “Pão e Circo”

Ano de eleições você vê coisas que até Deus duvida. “passeando” pelas redes sociais percebi que São Francisco de Itabapoana está festivo. É festa de aniversário, é candidato beijando criancinha, brincando com o cachorro e até dançando forró. Os “nobres” que neste período buscam os pobres em busca dos valiosos votos; parabéns pela criatividade, Esta capaz de continuar ludibriando o eleitorado e mantendo a Grande Massa dependente de muito Circo e um pouco de Pão. _______________________________________________________


“Desde a Roma Antiga, a expressão “pão e circo” é conhecida como uma prática política destinada a acalmar os ânimos dos cidadãos, sem que fossem articuladas rebeliões contra os governantes. Feriados, atrações, agrados, churrascos, musicas etc. são alguns exemplos de meios utilizados à época para distrair e inibir o povo em seus anseios políticos. Mas será que essa prática se restringe aos áureos tempos romanos?” 

3 comentários

Anônimo disse...

Pão e circo é oque o prefeito esta fazendo ,levou quase quatro anos sem dar as cara e agora proximos as eleiçoes ele quer aparecer epassar a mão na cabeça do povo .Continue no anonimato o povo não é bobo .

Anônimo disse...

É Carlão gostei desse titulo "é hora do pão e circo", realmente Carlão isso é verdadeiro aqui em nossa comunidade do Macuco aconteceu um encontro que dar para titular esse título, há 4 anos uma candidata a vereadora fez um aniversário em uma casa de uma amiga, e eu estava lá prestigiando e agregando amigos por uma eleições que estava por vim,o que aconteceu essa candidata foi eleita e foi a mais voltada em nossa comunidade, e de lá pra cá nunca mais fez aniversário,infelizmente nesse sábado que passou(23/04/2016) essa candidata lembrou que se faz aniversário, depois de 4 anos fez novamente aniversário em nossa comunidade em um sítio. Gostaria de perguntar a essa candidata se a certidão de nas cimento dela tem alguma observação que fala que a candidata só pode fazer aniversário de 4 em 4 anos, gostaria de perguntar a essa candidata se o povo de nossa comunidade só come e bebe de 4 em 4 anos,gostaria de pergunta a essa candidata se ela recebe o seu salário de 4 em 4 anos,gostaria de pergunta a essa candidata se ela come e bebe de 4 em 4 anos. Nós dessa comunidade humilde e trabalhadeira estamos cansados desse tipo de candidato que só vem aqui de 4 em 4 anos para pegar nosso votos e depois some,nós não precisamos de churrasquinhos,bolos e bebidas uma vez por 4 anos,precisamos de bebidas e comidas diariamente e não de 4 em 4 anos,precisamos de médicos e remédios no hospital,precisamos que as nossas criancinhas sejam bem tratados em nossa creche,precisamos de iluminação publica em nossa rua,precisamos de carro de limpa fosse pois as fosses estão cheias e povo não sabe o que fazer para esgotá-las,precisamos de um vereador que vem diariamente em nossa comunidade e ver a necessidade do povo e cobra ao prefeito por essas necessidades e não um vereador que fique em baixo dos pés do prefeito,como se ver hoje em nosso município uma câmara submissa ao prefeito onde o prefeito dita a regra,queremos um vereador que cobra do prefeito melhorias para o povo e não melhoria para si próprio,é Carlão esse é um pequeno desabafo de um morador do macuco que nasceu ,cresceu e vive aqui e funcionário público efetivado desse município.É Carlão eu particularmente ainda acredito no povo e tenho absoluta certeza que o povo irá dizer não a esse prefeito e essa dúzia de vereadores que só se beneficiou durante esse 4 anos, " O POVO NÃO É BOBO, BOBO SÃO ESSES POLÍTICOS QUE PEÇAM QUE NÓS SOMOS BOBOS", obrigado Carlão por esse espaço um abraço,continua assim escrevendo e dando oportunidade para o povo se manifestar......

Anônimo disse...

Concordo com voce temos que dar o troco é nas urnas ,ninquem vota nesse prefeito ai ele verá que não somos bobos.quem elege um candidato é o povo ,portanto precisamos de mais respeito e dignidade.