Mais duas pessoas foram vítimas de escorpiões em São Francisco de Itabapoana

Mais dois casos de picada de escorpião foram registrados no município de São Francisco de Itabapoana. Desta vez, as vítimas são uma mulher e um homem, ambos adultos, e os casos ocorreram neste sábado (02/04) nas localidades de Bom Lugar e Buena. Na semana passada, uma criança sanfranciscana de três anos morreu depois de ter sido picado pelo aracnídeo.

Em uma das ocorrências, uma técnica de enfermagem de 38 anos foi picada pelo escorpião no interior de sua residência, em Buena, sendo socorrida e levada diretamente para o Hospital Ferreira Machado (HFM), onde recebeu atendimento adequado e ficou internada. A espécie que picou a mulher foi o escorpião amarelo, que inclusive ela conseguiu capturá-lo. Está foi a terceira vez que o animal apareceu em sua residência. 
Já em Bom Lugar, um homem foi picado pelo aracnídeo. Ele foi atendido no Hospital Manoel Carola (HMC) e, posteriormente foi liberado. O nome e idade do paciente não foram divulgados. Os escorpiões têm hábitos noturnos e costumam se esconder durante o dia em lugares escuros, como embaixo de pedras, madeiras, cascas de árvores, buracos, em meio a entulhos, entre outros.
Na semana passada a prefeitura de São Francisco emitiu uma nota a imprensa falando sobre os procedimentos no Hospital Manoel Carola com o pequeno Henrique que veio a óbito( veja matéria aqui) , porém não explicou o que o setor de epidemiologia do município está fazendo para conter o avanço dos escorpiões. 
Por meio de nota, a assessoria do Hospital Ferreira Machado informou que "O Núcleo de Vigilância Epidemiológico Hospitalar (NVEH) do HFM promove a notificação destes casos para o Ministério da Saúde e para a Vigilância Epidemiológica do município. De acordo com os dados do NVEH, a maioria absoluta dos casos de pessoas picadas por escorpião atendidas no HFM é de São Francisco de Itabapoana".


Nenhum comentário