Reunião da EMATER em São Francisco/ Regras para liberação de recursos

Representantes da Emater-Rio e da Associação de Moradores e Produtores Agrícola de Macuco (Ampamac), convidam para a reunião, na próxima quinta-feira (02/06), a partir das 18:00hs,  em Macuco, com agricultores que integram a Microbacia Valão do Estreito, no Primeiro Distrito do município. Na ocasião será apresentado aos participantes o Rio Rural Bird (Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias), que tem como finalidade desenvolver ações direcionadas à produção agrícola e proteção do meio ambiente.
A reunião tem como finalidade o cadastramento dos produtores interessados em participar do Programa Rio Rural Bird e, em sequência, iniciar a elaboração do (DRP) diagnostico participativo e Planejamento Estratégico da Microbacia (PEM) para, em seguida, executar as ações direcionadas a cada produtor de acordo com suas necessidades, como adubação orgânica, construção de fossa séptica, recuperação de mata ciliar, plantio de espécie nativa, kit galinha, moto-picadeira, entre outros.
Cabe ressaltar que a verba a ser aplicada é liberada pelo governo do Estado, cabendo a cada produtor um investimento anual no valor máximo de R$ 7 mil, podendo ele trabalhar em mais de um projeto. Da apresentação do Rio Rural à comunidade até a execução dos projetos o prazo estimado é de, no mínimo, seis meses. Um comitê Gestor da Microbacia, (COGEM) formado por membros da comunidade, ficará, juntamente com o técnico executor da Emater, responsável por gerir o Rio Rural, identificando os produtores, aprovando cada projeto e fiscalizando os investimentos.
Vale lembrar que o (COGEM) Comitê Gestor da Microbacia funciona como uma espécie de associação e tem, entre suas atribuições, levantar um diagnóstico das comunidades em diferentes segmentos e fazer um intercâmbio junto aos órgãos competentes para que possa ser suprida a demanda. Vale lembrar que o trabalho é desenvolvido por meio de parcerias e entre esses parceiros está a Associação de Moradores e Produtores Agrícola de Macuco (Ampamac).

Além da comunidade de Macuco, integram a Microbacia Valão do Estreito as comunidades de Santa Rita, Estreito, Flor de Maio, São Francisco de Itabapoana, Lagoa dos Paus, Morro Alegre, Fazendinha)

Nenhum comentário