Operação em Campos acolhe crianças em vulnerabilidade

Um recém-nascido, de 5 dias, e uma criança de 1 ano e 11 meses, que estavam vivendo em situação de rua com os pais em Campos, tendo seus direitos negligenciados, foram acolhidos pelo Conselho Tutelar no final da manhã deste sábado (16), numa operação conjunta coordenada pela Fundação da Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), para garantir o cumprimento da ordem judicial que determina o encaminhamento de ambos para um acolhimento municipal. A Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar fizeram buscas em vários locais, até encontrar a mãe com as duas crianças atravessando a ponte Barcelos Martins, em direção a Guarus.
Até o início da tarde, as duas equipes envolvidas na operação ainda realizavam buscas para localizar o terceiro filho do casal, de 5 anos, que, segundo denúncias estaria temporariamente com o avô. De acordo com relatos das conselheiras, os bebês não apresentavam sinal de maus tratos ou violência física no momento em que foram encontradas, mas aparentavam estar com o peso abaixo do ideal para suas respectivas idades.
- Nosso objetivo não é simplesmente afastar as crianças da mãe, que está muito sentida com a perda da guarda. A partir de agora, trabalharemos intensamente utilizando todos os mecanismos disponíveis pelo poder público para buscar a estruturação desta família, de modo a garantir que, caso possam retornar a convivência com os pais, estas crianças vivam em condições dignas e seguras -, explicou a presidente da FMIJ, Suellen André de Souza.
Ela ainda informou que o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) – equipamento da FMIJ - já está adotando todas as providências necessárias para encaminhar, o quanto antes, os dois bebês para o acolhimento institucional. A unidade que receberá os irmãos já está preparada para prestar todo atendimento e oferecer estrutura necessários a eles.


Fonte: Ascom/Campos

Nenhum comentário