ABC Capixaba debate segurança em audiência pública



A segurança pública do ABC capixaba foi tema de audiência púbica na noite de quarta-feira (18) na Câmara de Bom Jesus do Norte. Esteve presente o Prefeito de Bom Jesus do Norte, Marquinhos Messias, vereadores e lideranças políticas dos municípios de  Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado;  representantes do Conselho Interativo de Segurança de Bom Jesus do Norte e o Coronel Alessandro Marin, responsável pelo Comando de Polícia da Região Sul (CPO sul) e sua equipe de comando da região. A audiência foi uma sugestão da Deputada Estadual Luzia Toledo(MDB), que também esteve presente.

 Recentemente a Polícia Militar anunciou a criação da 15ª Companhia Independente que será responsável pelo policiamento dos municípios de Atílio Vivácqua, Muqui, Mimoso do Sul,  Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado. A nova Companhia deverá ser implantada no Município de Mimoso do Sul, decisão que gerou descontentamento por parte dos municípios do ABC que reivindicam a anos a criação dessa companhia para a região, por isso a audiência pública teve como principal objetivo esclarecer quais os critérios  foram utilizados nos estudos técnicos que apontou Mimoso do Sul como melhor opção para a instalação da unidade.  
O Prefeito de Bom Jesus do Norte, Marquinhos Messias abriu o encontro, destacando as inúmeras mobilizações que foram realizadas objetivando a criação da companhia em um dos municípios que compõem o ABC capixaba. “Temos lutado a muitos anos em busca dessa companhia independente para atender  o ABC. É o sonho da população de Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado que esta Companhia Independente se instale aqui na região, pois estamos na divisa com o Estado do Rio, e esse é o grande problema pelo momento difícil da segurança do Estado vizinho”, relatou Marquinhos Messias.
O Prefeito afirmou ainda que no ano passado, Ele e os prefeitos de Apiacá(Fabrício Thebaldi) e São José do Calçado (José Carlos), estiveram reunidos com o então Secretário de Segurança, André Garcia que sinalizou com a possibilidade da implantação da companhia no ABC capixaba. “Nós não podemos regredir, nós temos que avançar e esse é o desejo dos prefeitos do ABC e da população, por isso reitero o pedido ao nosso Governador que seja refeito o estudo técnico e que viabilize a implantação da Companhia Independente em nossa região”, finalizou o Prefeito de Bom Jesus do Norte, Marquinhos Messias.
A deputada Luzia Toledo, durante o seu discurso,  disse que está  a disposição para colaborar como parlamentar  nas demandas relativas a segurança da região, mas que deve respeitar os estudos feitos pela Polícia Militar que apontou o município de Mimoso do Sul como melhor opção. “Eu não posso ir de encontro ao que foi mostrado nos estudos da polícia. Entendo que a decisão é técnica e por isso temos que respeitar”, destacou a parlamentar.

Durante a sua participação na audiência, o Comandante Alessandro Marin informou que 60%  dos crimes no Estado estão concentrados na região metropolitana; 30% no norte e noroeste e somente 10% são registrados no sul do estado, porém a instabilidade na segurança do Estado do Rio provocou uma maior atenção com o sul, principalmente na região das divisas. Ele afirmou  ainda que a escolha de Mimoso do Sul foi feita a partir de critérios técnicos, levando em consideração aspectos territoriais, populacionais, índice de criminalidade entre outros.  “Hoje nós temos duas importantes rodovias que cortam a região; a BR- 101 e a ES-297. Essa companhia terá a vocação para o policiamento das nossas divisas, pois temos como vizinhos Minas e Rio, e  essa é a principal justificativa para a criação dessa companhia no sul do Estado, região que detém um baixo índice  de criminalidade, porém com a delicada situação do Estado do Rio de Janeiro, Ela vai se tornar fundamental no policiamento das divisas”, Finalizou Marin.      


Nenhum comentário