Desobstruções no Paraíba do Sul


Foz -São Francisco -Foto Inea
Medida beneficiará classe pesqueira e contribuirá para melhoria na captação d’água
A classe pesqueira será uma das beneficiadas com o trabalho de dragagem para desobstrução em dois pontos do Rio Paraíba do Sul, que será executado por meio de medidas de compensação ambiental referente ao Terminal Sul do Porto do Açu. A iniciativa restabelecerá o fluxo d’água, permitindo a navegação das embarcações pesqueiras e melhorando, também, a captação para o abastecimento da população.

O passo mais recente foi dado na última quarta-feira, 25, quando o pesquisador daUniversidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Thiago Pereira, esteve no município. Juntamente com uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ele fez a revisão da proposta de monitoramento nos dos trechos do rio, que será enviada no próximo dia quatro à empresa Porto do Açu e à Secretaria de Estado de Ambiente para iniciar o monitoramento e dar prosseguimento ao processo licitatório para contratação da empresa que fará as intervenções no canal situado nas imediações do Dique São João e no canal de navegação na foz, em Atafona, ambos na margem direita do Paraíba.
Em julho do ano passado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, solicitamos junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a Autorização Ambiental, que foi concedida em novembro, juntamente com recomendações do Ministério Público Federal e anuência da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). Agora é aguardado os trâmites para que a intervenção seja efetuada . A partir da desobstrução, haverá uma maior facilidade para os barcos fazerem o trajeto do cais de atracação ao mar e no descarregamento da produção nos frigoríficos, situados em áreas atingidas pelo assoreamento.


Nenhum comentário