Procon de Vitória analisa cobrança abusiva de combustíveis, gás e alimentos.
A
equipe do Procon Vitória voltou às ruas nesta segunda-feira (28) para verificar
as denúncias de cobrança abusiva nos postos de combustíveis, além de gás de
cozinha e alimentos.
A gerente do
órgão, Herica Correa Souza, explicou que está trabalhando de forma planejada
para garantir resultados efetivos em favor do consumidor, evitando infrações ao
Código de Defesa do Consumidor (CDC), por conta do desabastecimento provocado
pela manifestação dos caminhoneiros em todo o País.
A equipe
técnica do órgão está analisando os registros de preços cobrados nas bombas de
combustíveis nos dias anteriores à paralisação, comparando-os com os valores
registrados nas notas fiscais de compra das refinarias.
O órgão
também confere as notas de compra no comércio de alimentos e postos de venda do
gás de cozinha. “Apesar da manifestação, os aumentos injustificáveis não serão
tolerados”, destacou a gerente do Procon.
Abuso
De acordo com
o artigo 39 do CDC, a prática é considerada abusiva por “elevar sem justa causa
o preço de produtos ou serviços”. Herica ressaltou que todas as denúncias estão
sendo investigadas pelo órgão e, se confirmada a conduta, o posto será multado
e o caso será encaminhado ao Ministério Público.
Herica
reforçou a necessidade de registro das reclamações. Para isso, o consumidor
deve exigir a nota fiscal e denunciar os postos que cometeram a infração pelo
serviço Fala Vitória 156, pelo app Procon Vitória ou pessoalmente, de segunda à
sexta-feira, das 12 às 19 horas, na Casa do Cidadão.
Transporte
aéreo
O Procon Vitória informou que os consumidores devem verificar junto às companhias aéreas a cobrança ou não de tarifas de remarcação de passagem.
O Procon Vitória informou que os consumidores devem verificar junto às companhias aéreas a cobrança ou não de tarifas de remarcação de passagem.
Por causa da
greve dos caminhoneiros, que causa restrições de abastecimento de aeronaves
pelo País, algumas empresas já anunciaram que vão oferecer isenção da cobrança
de taxa de remarcação de passagens para novas datas. Mas o consumidor deve
verificar o que consta no contrato de compra da passagem e exigir o cumprimento
do contrato.
Atrasos na
entrega de encomendas via Correios
A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, explicou também que os Correios já comunicaram que a empresa aumentou os prazos de entrega de todas as modalidades de serviço internacional, Sedex, PAC, malote, carta, FAC, impresso, mala direta, Correios Entrega Direta e Remessas Econômica/Expressa.
A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, explicou também que os Correios já comunicaram que a empresa aumentou os prazos de entrega de todas as modalidades de serviço internacional, Sedex, PAC, malote, carta, FAC, impresso, mala direta, Correios Entrega Direta e Remessas Econômica/Expressa.
Os prazos de
entrega serão acrescidos de cinco dias úteis em função dos protestos dos
caminhoneiros e suas implicações, como falta de combustível nos postos.
Fonte:
ES HOJE
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