Em menos de dois meses, cerco eletrônico já ajudou a recuperar 21 veículos roubados
Mais dois
carros foram recuperados neste domingo (11), aumentando para quatro os veículos
recuperados nas últimas 48 horas. Agora são 21 os veículos identificados pelas
câmeras do Cerco Inteligente de Segurança desde o início de seu funcionamento,
em 20 de abril deste ano.
O primeiro
veículo apreendido, um Meriva, de cor prata, havia sido tomado em assalto nessa
madrugada. Os assaltantes usaram este carro para roubar um Voyage de cor preta
em Atlântica Ville.
Na tarde deste
domingo chegou a informação que os ocupantes de um Voyage eles tentaram matar
uma pessoa em Jardim Camburi. A primeira informação é que eles haviam fugido
pela avenida José Rato, no bairro de Fátima, na Serra.
Mas as câmeras
do Cerco Inteligente de Segurança localizaram o Voyage e passaram a seguir o
trajeto do veículo, que na verdade havia se dirigido para o bairro Joana D’Arc,
em Vitória, onde o carro foi abordado e seus ocupantes detidos pela Polícia
Militar.
Como
funciona
Todas as
entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo sistema. São 18 barreiras,
através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou
saem dessas áreas.
No total, são
70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de
Caracteres), que leem as placas e fotografam os veículos, gerando um banco de
dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados
são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social
(Ciodes), que tem as informações do carro.
Os operadores
da central repassam todas as informações do carro, tais como trajeto, cor e
modelo, ao Ciodes, que solicitará a abordagem pelas equipes da Guarda ou da
Polícia Militar.
Clonagem
O programa
também emite alertas automáticos quando reconhecer incongruências
espaço-temporais, como registros de uma mesma placa aparecendo em pontos
distantes, em um curto espaço de tempo, ou uma mesma placa sendo visualizada ao
mesmo tempo em locais diferentes.
Nos dois
casos, há indício de clonagem do veículo e o sistema indica às forças de
segurança a localização estimada do veículo clone para abordagem. A
inteligência artificial pode reconhecer ainda diferenças grosseiras, como motos
utilizando placas de carros e até mesmo veículos do mesmo modelo, mas com cores
diferentes da indicada pelo sistema nacional.
Integração
O cerco
eletrônico será interligado ao Ciodes, ampliando a integração da Guarda com as
forças de segurança estaduais, e também às delegacias especializadas que
tiverem interesse em utilizar a ferramenta.
Faixas
exclusivas para ônibus
Além dos
pontos de barreira, as faixas exclusivas para ônibus também receberão o sistema
e indicarão possíveis veículos suspeitos que trafegarem pela faixa.
Dados
de trânsito
A enorme
quantidade de informações registradas pelo equipamento também pode subsidiar o
município em ações de intervenções viárias e análise comportamental do fluxo de
veículos, como origem e destino dos deslocamentos dentro da cidade, e permitir
a contagem dos carros por horários e pelos setores da cidade.
Fonte: ESHOJE
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