Vacinação contra a gripe é prorrogada até 22 de junho


A vacinação contra a gripe, que seria encerrada na próxima sexta (15/06), foi prorrogada por mais uma semana. A campanha irá até o dia até 22 de junho, em todo o país. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13/06), pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o último boletim do ministério, ao mesmo tempo em que há um aumento no número de casos, o Brasil registra uma "baixa cobertura vacinal". 
No Brasil, a cobertura vacinal foi ainda menor durante a campanha: das 54,4 milhões de pessoas, apenas 42,6 milhões receberam a vacina.
O Sudeste é a região que teve a menor cobertura vacinal contra a gripe até o momento, com 70,9%. Em seguida, as regiões Norte (72%), Sul (81,3%), Nordeste (84%) e Centro Oeste (91,4%). Inicialmente, a campanha deste ano iria até o dia 1º de junho, mas foi prorrogada até o dia 15 por causa da paralisação dos caminhoneiros.
Em Campos, mais de 66 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário foram imunizadas, mas a meta da Vigilância em Saúde, da secretaria municipal de Saúde, é de que sejam vacinadas 100 mil pessoas. No posto volante montado na segunda-feira (11/06) no Mercado Municipal, cerca de 200 pessoas foram vacinadas em três dias de funcionamento. A campanha segue em todas as 45 salas de vacinação. 
“ Disponibilizamos para a população, desde o início da campanha, 45 salas de vacinação que continuarão realizando a imunização. Nesta semana funcionará ainda um posto volante dentro do Mercado Municipal. Com esta segunda prorrogação, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário têm mais uma chance de se prevenir contra a doença — ressaltou a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina.
Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, devem ser vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores, os indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. 
Mercado — Cerca de 200 pessoas foram imunizadas em três dias de vacinação no posto volante montado no início da semana no Mercado Municipal de Campos, no box 68. Até sexta-feira (15), serão oferecidas vacinas contra gripe para o grupo prioritário, além de hepatite B, febre amarela e tríplice viral para adultos. 
Salas de Vacinação — Unidades Básicas de Saúde (UBS) Aldeia, Alair Ferreira, Baleeira, CRTCA I e II, Custodópolis, Carvão, Conselheiro Josino, Centro de Saúde de Guarus, Eldorado, Félix Miranda, Lagamar (Farol), UPH Santo Eduardo, Centro de Saúde, UPH Ururaí, UPH São José, UPH Travessão, IPS, Lagoa de Cima, Mata da Cruz, Morangaba, Morro do Coco, Murundu, Novo Mundo, Parque Prazeres, Ponta da Lama, Ponta Grossa, Parque Aurora, Penha, Pernambuca, Poço Gordo, Quilombo, Santa Maria, Santos Dumont, Santa Helena, São Sebastião, Santa Cruz, Santo Amaro, Saturnino Braga, Sentinela do Imbé, Tapera, Terra Prometida, Tocos, Venda Nova e Vila Nova.  
Devem ser vacinadas:
Pessoas a partir de 60 anos
Crianças de seis meses a cinco anos
Trabalhadores da área de saúde
Professores das redes pública e privada
Mulheres gestantes e puérperas
Indígenas
Pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
Profissionais do sistema prisional
Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza
Tipos de vírus
A vacina de 2018 tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e o Influenza B. A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.
Fonte: Ururau.

 


Nenhum comentário

Obrigado por sua visita e comentário;a interatividade nos estimula cada vez mais a trabalhar neste projeto