Cadastro Único Governo Federal – Inscreva a sua Família e Tenha acesso a Benefícios e Programas Sociais, veja como isso é possível!


Cadastro Único Governo Federal – Ferramenta que permite ao Governo o monitoramento de famílias em situação de pobreza, o CadÚnico promove acesso a diversos benefícios e programas sociais. Veja como se cadastrar e confira as vantagens de fazer parte desse Cadastro! 

O Brasil é um país marcado pelas desigualdades sociais. Enquanto uma parcela pequena da população concentra boa parte das riquezas, muitas pessoas vivem em situações de pobreza e extrema pobreza. É com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida a essa fatia tão representativa da população que o Governo Federal criou o Cadastro Único – Conhecer Para Incluir. Pense nessa iniciativa como um gigantesco banco de dados cujo objetivo é mapear as famílias de baixa renda ao redor do país e, com essas informações, criar políticas públicas adequadas para melhorar a vida de quem mais precisa. Neste artigo, você encontrará informações sobre requisitos para participar do CadÚnico e informações sobre os programas sociais usufruídos por quem se cadastra na iniciativa. Boa leitura! 

Cadastro Único Governo Federal 2019 



Talvez sua família possa se inscrever no Cadastro Único Governo Federal e você nem saiba disso. Ao não participar do CadÚnico, você deixa de receber benefícios que podem melhorar a vida do seu círculo social, como o Programa Bolsa Família. 
Quem pode se inscrever no CadÚnico? Famílias que ganham até ½ salário mínimo por indivíduo ou famílias cuja renda mensal total não ultrapasse três salários mínimos. 
Como inscrever a sua família no CadÚnico? Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Caso ela não possua um, vá até a Prefeitura e informe-se. 

As famílias participantes do Cadastro Único Governo Federal precisam escolher um responsável pelo grupo familiar no ato do cadastro. Essa pessoa deverá ter pelo menos 16 anos e apresentar no mínimo um documento de cada membro da família. O comprovante de endereço (conta de água ou luz) é opcional, mas ajuda no preenchimento do cadastro. Documentos aceitos para inscrição no CadÚnico: certidão de nascimento/casamento, CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho e título de eleitor. 


Cadastro Único Caixa 

Depois de inscrever a sua família no Cadastro Único Governo Federal você terá acesso a diversos benefícios sociais e programas do governo brasileiro e poderá melhorar de vida! Confira alguns benefícios que podem ser usufruídos por famílias inscritas no CadÚnico: 
Bolsa Família 
Minha Casa Minha Vida 
Bolsa Verde (Programa de Apoio à Preservação do Meio Ambiente) 
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) 
Fomento (Programa de incentivo às atividades rurais) 
Carteira do Idoso 
Aposentadoria para pessoas com baixa renda 
Programa Brasil Carinhoso 
Programa Cisternas 
Telefone Popular 
Carta Social 
Pro Jovem Adolescente 
Tarifa Social de Energia Elétrica 
Passe Livre p/ Pessoas Com Deficiência 
100% de isenção de taxas para fazer Concursos Públicos 

Além dos programas citados, que são iniciativas do Governo Federal, os estados brasileiros também utilizam as informações do Cadastro Único como base para os seus próprios programas sociais. E você, já inscreveu a sua família no CadÚnico? Não perca tempo! 

E lembre-se: após realizada a inscrição no CadÚnico, é necessário manter os dados sempre atualizados para continuar recebendo benefícios sociais como o Bolsa Família. 


Fonte: Pronatec

Nenhum comentário