CRAS de Bom Jesus do Norte desenvolve atividades com gestantes



 Em Bom Jesus do Norte, futuras mamães recebem atenção especial com palestras diversas e distribuição de kits-enxovais.  A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social e as ações acontecem no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). No dia 08 de novembro, mais um grupo de gestantes concluiu a participação nas atividades do CRAS, ocasião em que participaram de uma palestra sobre a importância dos Vínculos Afetivos mãe x filho, atividade ministrada pelo Psicólogo Fábio Baudson Moreira de Assis, em seguida as futuras mamães receberam o Kit-Enxoval. 

Durante o período de gestação, o CRAS planeja uma série de atividades. O grupo encerrado este mês teve ainda palestra sobre o Planejamento Familiar, com a Assistente Social, Lizia da Silva. Palestra sobre Alimentação especial para gestantes, com a nutricionista, Aldany de Souza Borges; Cuidados com os recém-nascidos, trabalho desenvolvido pela enfermeira, Daniele Pimenta Resende, além de uma palestra com a fisioterapeuta, Vanessa Dias de Oliveira que abordou questões relacionadas aos cuidados com a gestação.
“Para mim as palestras foram muito importantes, principalmente quando foi ensinado o jeito certo de dar banho no bebê e cuidar do umbigo. Eu tinha muito medo disso. Tinha medo de machucar meu neném, agora eu aprendi e eu mesmo vou cuidar dele”, declarou Sebastiana de Oliveira Silva, moradora do bairro São João, e que já é mãe de um menino de 3 anos. 

Na avaliação da Secretária Municipal de Assistência Social, Aline Fátima o trabalho com gestantes é importante, pois muitas gestantes pela primeira vez e, além de aprender noções básicas do cuidar, alimentar, afetividade e outras temas, elas também encontram apoio na equipe multiprofissional do CRAS. “Aqui elas têm total amparo, damos toda atenção. Aqui elas, após o parto, são inseridas nos programas sociais, são orientadas sobre benefícios e são assistidas pelos diversos profissionais”, informou Aline. 

A Secretária destacou ainda que o trabalho com as gestantes tem importante parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que disponibiliza profissionais para palestras. 



Nenhum comentário