Falsos funcionários de concessionária de energia elétrica tentam aplicar golpe em Cachoeiro

Falsos funcionários da EDP Escelsa, companhia de energia elétrica do Espírito Santo, tentaram aplicar um golpe na Paróquia Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro BNH, em Cachoeiro de Itapemirim.
De acordo com o padre Sebastião Lopes, nesta segunda-feira (10), a secretária da paróquia recebeu uma ligação de supostos funcionários da EDP informando que o CNPJ da igreja estaria com uma situação irregular perante a concessionária decorrente do não pagamento de um boleto referente a troca de  um padrão de energia.
“Eles informaram que o boleto era no valor de R$ 500,00 e que o não pagamento havia gerado uma multa de R$ 4,8 mil e que deveria ser pago ontem, dia 10, até as 17h. Eles então nos passaram um número 0800 para contato”, contou o padre.

Ao entrar em contato com o 0800 o líder religioso começou a desconfiar, pois a atendente se identificou como doutora Olga, que era uma juíza de determinada vara. “Conversei com ela e achei estranho, pois não é tão fácil falar com um juiz. Ela me disse então que o pagamento teria que ser feito até as 4 horas da tarde e que terminando esse horário a energia seria cortada e que a partir daí pagaríamos uma taxa, uma multa no valor total de R$ 15 mil em média. Imagina isso numa realidade nossa, em que a gente precisa de energia elétrica o tempo todo”, disse Sebastião Lopes.
Por estar desconfiado do possível golpe, o padre pediu que passassem um número de conta bancária ao invés do boleto. A partir daquele momento, a falsa juíza o encaminhou para outro ramal e a ligação caiu, não havendo mais qualquer tipo de contato dos supostos funcionários.
“Por sorte não fomos lesados por esse golpe. Acredito que essa é uma informação que precisa ser dada para toda população porque eu não fui vítima, mas pessoas poderão sofrer este golpe muito bem tramado, muito bem organizado”, ressaltou o padre.
O que diz a EDP
Em nota, a EDP alerta aos seus clientes que nenhum funcionário ou prestador de serviços da distribuidora está autorizado a cobrar pelos serviços prestados ou receber pagamentos em nome da empresa.
A distribuidora informa que tanto os colaboradores próprios, quanto os prestadores de serviço/terceiros, que atuam em contato com os clientes, podem ser identificados por meio do uniforme, com a logomarca da Companhia. Os profissionais de campo, como os eletricistas, utilizam veículos também padronizados com a marca da empresa fornecedora/terceirizada e da EDP. A frase “A serviço da EDP” é uma das características dos veículos que andam nas ruas e de fato são prestadores de serviços para a Companhia.
O consumidor deve permitir o acesso do funcionário somente ao medidor de energia. Os colaboradores da EDP não realizam vistorias internas em residências.
Em hipótese alguma os clientes devem pagar por serviços prestados em domicílio. Todos os serviços prestados pela EDP são cobrados na fatura de energia, que devem ser pagas em bancos ou correspondentes bancários credenciados.
A Empresa orienta ainda que em caso de dúvida o cliente solicite a identificação do funcionário e verifique se os dados da nota de serviço estão corretos. A Central de Atendimento ao Cliente funciona no 0800 721 0707, com ligação gratuita e 24 horas.
Reportagem: Aquinoticias 

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